CONHEÇA NOSSOS PROJETOS
Ações do IEL
Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e o senso crítico, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora da escrita, expande o repertório cultural, além de muitos outros benefícios.
O brasileiro ainda está no processo de adquirir o hábito da leitura e pesquisas indicam que a leitura é um hábito de apenas 56% dos brasileiros. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2020, revelou que o país perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os processos de formação de leitores e escritores constituem algumas das demandas mais expressivas do país.
O Instituto Estação das Letras há mais de 25 anos busca promover, por meio da disseminação da leitura e da escrita, o desenvolvimento sociocultural dos cidadãos, transformando realidades e contribuindo para a construção de um país mais leitor. Para isso, realizamos projetos sociais, culturais e ações de capacitação voltadas para criação literária, mediação de leitura e formação de leitores.

Rodas de Leitura
Projeto de mediação de leitura que o Instituto Estação das Letras vem desenvolvendo desde 2020 em parceria com a Associação Nagai, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Nele, o texto, a leitura e o escritor são as estrelas do evento. O projeto realiza encontros semanais com crianças e jovens, sempre com a participação de um mediador de leitura. Os livros – distribuídos gratuitamente a todos os inscritos – são lidos e trabalhados de forma lúdica durante os encontros e ao final do ciclo, os alunos têm um encontro com o autor, num momento de coroação do trabalho, onde podem conversar e fazer perguntas sobre o livro lido e sobre a vida do escritor.

Multiplicando Leitores
Projeto de formação de leitores voltado para professores do Rio de Janeiro. Ao todo são 720 vagas, com acesso gratuito, para nove oficinas literárias on-line, no formato de videoconferências ao vivo, totalizando 288 horas de ensino visando capacitar os docentes para atuar como multiplicadores de leitores em seus espaços de prática pedagógica.
O projeto está habilitado para captação por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - ISS RJ