CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Ações do IEL

Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e o senso crítico, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora da escrita, expande o repertório cultural, além de muitos outros benefícios.


O brasileiro ainda está no processo de adquirir o hábito da leitura e pesquisas indicam que a leitura é um hábito de apenas 56% dos brasileiros. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2020, revelou que o país perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os processos de formação de leitores e escritores constituem algumas das demandas mais expressivas do país.


O Instituto Estação das Letras há mais de 25 anos busca promover, por meio da disseminação da leitura e da escrita, o desenvolvimento sociocultural dos cidadãos, transformando realidades e contribuindo para a construção de um país mais leitor. Para isso, realizamos projetos sociais, culturais e ações de capacitação voltadas para criação literária, mediação de leitura e formação de leitores.

06.07 - 5.jpeg

Rodas de Leitura

Projeto de mediação de leitura que o Instituto Estação das Letras vem desenvolvendo desde 2020 em parceria com a Associação Nagai, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Nele, o texto, a leitura e o escritor são as estrelas do evento. O projeto realiza encontros semanais com crianças e jovens, sempre com a participação de um mediador de leitura. Os livros – distribuídos gratuitamente a todos os inscritos – são lidos e trabalhados de forma lúdica durante os encontros e ao final do ciclo, os alunos têm um encontro com o autor, num momento de coroação do trabalho, onde podem conversar e fazer perguntas sobre o livro lido e sobre a vida do escritor.

multiplicando leitores.png

Multiplicando Leitores

Projeto de formação de leitores voltado para professores do Rio de Janeiro. Ao todo são 720 vagas, com acesso gratuito, para nove oficinas literárias on-line, no formato de videoconferências ao vivo, totalizando 288 horas de ensino visando capacitar os docentes para atuar como multiplicadores de leitores em seus espaços de prática pedagógica.

 

O projeto está habilitado para captação por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - ISS RJ

Rodas_de_Leitura_cópia-14.png