top of page

Caminhar, Olhar, Sentir - E ESCREVER!

José Castello

Sobre o curso

A proposta da oficina é não apenas perseguir os princípios da crônica, discuti-los, delimitá-los, mas também “encarná-los”. Nossos exercícios dependerão diretamente de pequenas, mas intensas, caminhadas a que os participantes possam se propor. Delas, cada um arrancará um pequeno naco da realidade para transformá-lo em narrativa. Grudados ao real será possível experimentar um pouco das delícias da crônica, gênero que se baseia no amor à vida.



Programa:


O exercício da crônica exige disponibilidade, escuta, paciência, espera. Não pode haver nenhuma pressa, nenhuma exigência de prazos, ou limites, nenhum planejamento. Uma crônica não se planeja, se vive. E é só depois de experimentar um olhar e um sentimento inesperados sobre a vida cotidiana que o cronista, enfim, se arrisca a escrever.


Duas leituras de referência nos servem de guia. “Sevilha andando”, livro de poemas que João Cabral de Melo Neto lançou em 1990 – inspirado por suas andanças pela capital da Andaluzia durante os dois períodos em que lá serviu como diplomata. E “Andar a pé, uma obrigação profissional”, do repórter – cronista? – Rogério Daflon, publicado pela Ibis Libris, em 2019, livro inspirado nas andanças do repórter Daflon pelas ruas do Rio de Janeiro.


A proposta dessa oficina se inspira nesses dois livros, que usaremos como guias de leitura e de inspiração. Guias cuja orientação central, por paradoxo, é não guiar. Sem caminhar muito, sem se entregar à deriva dos dias, sem olhar e sem sentir – sem amarras, sem intenções, sem desejos - ninguém se torna cronista. Pode se tornar um retratista do cotidiano, interessado em hábitos e superfícies, cronista não.

joao e suzana.png

Orientador

José Castello

Professor: José Castello - Escritor e crítico literário, colaborador regular do “Rascunho” e do suplemento “Pernambuco”. Foi colunista semanal do suplemento “Prosa & Verso”, de O Globo, e cronista semanal de O Estado de S. Paulo. Escreveu, entre outros, “O poeta da paixão”, biografia de Vinicius de Moraes, e o “Inventário das Sombras”, reunião de retratos literários que será relançada, em edição ampliada, em 2022.

De 16/05 a 11/07

Frequência

5as feiras

Carga horária

16h

Valor

3x R$ 267,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto

das 19h às 21h

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:
E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Descontos

Professores das redes pública de ensino, estaduais e municipais, de todo país, tem direito a 30% de desconto neste curso, mediante comprovação de vínculo empregatício ativo.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.

– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

bottom of page