Estúdio da Crônica

José Castello

Sobre o curso

Ao longo de quatro meses, com encontros quinzenais, um grupo de no máximo quinze alunos, orientados pelo escritor e jornalista José Castello, se dedicará à escrita de crônicas. A oficina seguirá o modelo do “Estúdio do Conto”, tradicional oficina realizada há anos pelo IEL.

Costuma-se pensar que a crônica é, entre todos os gêneros literários, o mais fácil e o mais simples. Gênero limítrofe – ela fica entre a literatura, o jornalismo, a crítica e a história -, a crônica exige delicadeza e simplicidade, mas também ideias firmes e trato preciso das palavras.

A proposta do Estúdio da Crônica é que cada aluno trabalhe sempre sobre o mesmo texto que será lido, discutido, reescrito, relido e rediscutido – até o limite. Ao fim do processo, cada participante terá, enfim, uma crônica pronta. Resultado de um longo processo de escrita pessoal, mas também de reflexão coletiva. Esse texto servirá como um possível ponto de partida para seu trabalho pessoal de cronista.

Cada aluno deve apresentar no ato da inscrição um pequeno rascunho, um esboço, um projeto que seja, de uma pequena crônica a ser trabalhada durante a oficina. O texto não deve ter mais que duas páginas e meia de Word, em corpo 14, tendo no máximo 6.000 caracteres, com espaços. Esse texto – precário, imperfeito, incompleto - servirá como ponto de partida para o trabalho a ser desenvolvido ao longo dos quatro meses de estúdio.

Orientador

José Castello

Jornalista e escritor, é Mestre em Comunicação pela UFRJ. É colunista regular do mensário “Rascunho”, de Curitiba, e do suplemento “Pernambuco”, do Recife. Colabora ainda com o suplemento “EU&”, do jornal “Valor Econômico”, e com o suplemento “Aliás”, do jornal “O Estado de S. Paulo”. Autor, entre outros, de “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão” (biografia, Companhia das Letras, 1994, Prêmio Jabuti em 1995), “Inventário das sombras” (Record, coletânea de retratos biográficos, 1999), “Ribamar” (romance, Bertrand Brasil, 2010, Prêmio Jabuti em 2011) e “Dentro de mim ninguém entra” (ficção juvenil, Berlendis, 2016, Prêmio Jabuti em 2017). É autor, ainda, de “João Cabral: O Homem Sem Alma/ Diário de Tudo” (Bertrand Brasil, 2005), livro que será relançado em 2020 como parte das homenagens aos 100 anos de nascimento do poeta pernambucano. Neste ano de 2020, coordena, pela sétima vez, o “Estúdio do Conto”, sempre na Estação das Letras. Edições anteriores do estúdio já resultaram em três coletâneas que reúnem os contos trabalhados pelos alunos durante o processo criativo em sala de aula.

16 e 17/04, 14 e 15/05, 18 e 19/06, 16 e 17/07

Sextas-feiras de 18h às 21h e Sábados de 10h às 13h

Frequência

Sextas e sábados

Carga horária

24h

Valor

4X R$ 400,00

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:


E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Descontos

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos. Os descontos não são acumulativos.

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.