EXTREMOS - Círculo de leituras de ficções radicais: Leitura de “TORTO ARADO”

José Castello e Hena Lemgruber

Sobre o curso

Em 2021, daremos início a mais uma edição do projeto “Extremos/ Círculo de leituras de ficções radicais”. Projeto que a psicanalista Hena Lemgruber e o escritor José Castello desenvolvem há mais de uma década. Nessa edição nos dedicaremos à leitura e debate de “Torto arado”, o premiado romance do baiano Itamar Vieira Junior

Retomando o lastro perdido aberto pelos grandes realistas do século 20, como Graciliano Ramos, Zé Lins do Rego, Jorge Amado e Raquel de Queiroz, “Torto arado” traz a realidade brasileira, em particular a nordestina, de volta ao centro da ficção. Duas vozes femininas – das irmãs Bibiana e Belonísia – guiam o leitor em uma viagem pelo campo brasileiro. Terreno ainda hoje dominado pela violência, pela fome, pela seca, pela desigualdade e pelo preconceito. Tragédia que vem desde muito longe, e que parece interminável.

O “Extremos” promove encontros semanais on-line de duas horas em que Hena e Castello se revezarão na leitura em voz alta, linha a linha, da primeira à última página. No “Extremos”, a leitura pode – e deve – ser interrompida a qualquer momento, por qualquer um dos participantes. Para comentários, considerações, dúvidas, interrogações, meditações. O debate se torna, assim, tão importante quanto a leitura.



Participantes vindos de formações diversas trocam entre si, em uma conversa múltipla e não dogmática, uma grande variedade de pontos de vistas, de novas visadas e de meditações. É dessa multiplicidade de leituras que enriquece a experiência. Fazendo da leitura de uma grande ficção é, mais uma vez fica provado, uma leitura sem fim.

Orientador

José Castello e Hena Lemgruber

José Castello - jornalista e escritor, é Mestre em Comunicação pela UFRJ. É colunista regular do mensário “Rascunho”, de Curitiba, e do suplemento “Pernambuco”, do Recife. Colabora ainda com o suplemento “EU&”, do jornal “Valor Econômico”, e com o suplemento “Aliás”, do jornal “O Estado de S. Paulo”. Autor, entre outros, de “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão” (Prêmio Jabuti em 1995), “Ribamar” (Prêmio Jabuti em 2011) e “Dentro de mim ninguém entra” Prêmio Jabuti em 2017).

Hena Lemgruber - Psicanalista e historiadora.Trabalhou como coordenadora pedagógica na Escola Eliezer Steimberg de 1993 a 2001. Realizou a formação em psicanálise no Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise no RJ. Trabalha com a clínica de psicanálise desde 2002. Compartilha com José Castello desde 2008 o projeto Extremos, leituras de ficção radical.

05/05 a 21/07

19h às 21h

Frequência

Toda Quarta-Feira

Carga horária

24h

Valor

3x R$ 230,00

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:


E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Descontos

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos. Os descontos não são acumulativos.

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.