top of page

Introdução aos Gêneros Literários

Arthur Telló

Sobre o curso

O Sistema de gêneros e como ele se materializa no discurso literário. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto, crônica); da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros).


Ao término do semestre, os estudantes deverão ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes conceitos de literatura; reconhecer as particularidades do texto literário; problematizar as interfaces entre cultura, sociedade e literatura e avaliar as características do sistema literário (autor – obra – leitor); reconhecer os recursos responsáveis pela criação de efeitos estéticos; oferecer opiniões e críticas construtivas sobre textos, baseando-se nos conceitos da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa; pensar a escrita literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.

 

METODOLOGIA

 

A base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.

 

CRONOGRAMA

 

Aula 1: Apresentação: o que é literatura?

Leitura extra (Teoria): O que é literatura?, de Terry Eagleton.

Texto literário: Amor, de Clarice Lispector (In. Laços de Família).

 

Aula 2: Imagem, estranhamento, desautomatização (linguagem literária)

Leitura extra (Teoria): A arte como procedimento, de Victor Chlovski.

Texto literário: Absolutamente nada e outras histórias, de Robert Walser.

 

Aula 3: A criação literária

Leitura extra (Teoria): A criação literária, de Cristovão Tezza.

Texto literário: Uma página em branco & Cenários, de Sérgio Sant´Anna. 

 

Aula 4: Teoria do drama/ nascimento da teoria literária

Teoria: Poética, de Aristóteles (trechos 1447 a – 1452 b)

Filme a ser discutido: 7 anos (2016), de Roger Grual (disponível na Netflix). 

 

Aula 5 : Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: Édipo tirano, de Sófocles.

Leitura extra (Teoria): O personagem: vontade, objetivo, obstáculos e conflitos, de Renata Pallotini (in. Dramaturgia. Construção do personagem). 

 

Aula 6: Teoria da poesia

Leitura extra (Teoria): O som no signo, de Alfredo Bosi.

Texto literário: poemas de Fabulário, de Ana Santos.

 

Aula 7: Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: João e Maria – uma dúplice coroa de sonetos fúnebres, de Leonardo Antunes.

Leitura extra (Teoria): O que é comunicação poética, de Décio Pignatari.

 

Aula 8: Teoria da prosa

Leitura extra (Teoria): A nova teoria do romance, de Leila Perrone-Moisés.

(in. PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016).

Texto literário: Deixe comigo, de Mario Levrero.

 

Aula 9: Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: O lugar, de Annie Ernaux.

Leitura extra (Teoria): Narrando, de James Wood.

 

Aula 10: Crônica

Leitura extra (Teoria): A vida ao rés-do-chão, de Antonio Cândido.

Textos: Crônicas do livro antes não era tarde, de Pedro Gonzaga.

 

Aula 11: Crônica

Leitura extra (Teoria): Fragmentos sobre a crônica, de Davi Arriguci;

Textos: A anticrônica, de Amilcar Bettega;

A vida que ninguém vê, de Eliane Brum.

 

Aula 12: Conto

Leitura extra (Teoria): Estrutura e morfologia do conto, de Mempo Giardinelli;

Ficção: A casa de açúcar e A oração, de Silvina Ocampo.

 

Aula 13: Conto

Leitura extra (Teoria): Aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores, de Julio Cortázar.

(in. https://ciudadseva.com/texto/aspectos-del-cuento/)

Ficção: Carta para uma senhorita em Paris e As babas do diabo, de Julio Cortázar.

·           Para este encontro, sugere-se que a turma assista previamente ao filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni.

 

Aula 14: Conto

Leitura extra (Teoria): Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia;

Ficção: Conservas, de Samantha Schweblin;

Gato na chuva, de Ernest Hemingway;

Um chá bem forte e três xícaras, de Lygia Fagundes Telles.

 

Aula 15: Desconstruindo modelos

Ficção: O mez da grippe, de Valêncio Xavier

 

Aula 16: Revisão linguística (estudo de clichês; uso indevido de adjetivos e advérbios; desvios gramaticais)

Leitura extra (Teoria): A caixa de ferramentas, de Stephen King;

Questões gramaticais, de Lydia Davis.

 


BIBLIOGRAFIA:

·        AGUIAR E SILVA, Vitor M. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina. 1993 8ª ed.

·        ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.

·        BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Signos, 1973.

·        CANDIDO, Antonio (et al.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1992.

·        COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

·        CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.

·        CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.

·        EAGLETON, Terry. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

·        PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016.

·        PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

joao e suzana.png

Orientador

Arthur Telló

Arthur Telló é formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.

De 01/04 a 29/07

Frequência

2as feiras

Carga horária

32h

Valor

6x R$ 207,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto

das 19h às 21h

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:
E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Descontos

Professores das redes pública de ensino, estaduais e municipais, de todo país, tem direito a 30% de desconto neste curso, mediante comprovação de vínculo empregatício ativo.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.

– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

bottom of page