Sobre o curso
O Sistema de gêneros e como ele se materializa no discurso literário. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto, crônica); da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros).
Ao término do semestre, os estudantes deverão ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes conceitos de literatura; reconhecer as particularidades do texto literário; problematizar as interfaces entre cultura, sociedade e literatura e avaliar as características do sistema literário (autor – obra – leitor); reconhecer os recursos responsáveis pela criação de efeitos estéticos; oferecer opiniões e críticas construtivas sobre textos, baseando-se nos conceitos da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa; pensar a escrita literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.
METODOLOGIA
A base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.
CRONOGRAMA
Aula 1: Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O que é literatura?, de Terry Eagleton.
Texto literário: Amor, de Clarice Lispector (In. Laços de Família).
Aula 2: Imagem, estranhamento, desautomatização (linguagem literária)
Leitura extra (Teoria): A arte como procedimento, de Victor Chlovski.
Texto literário: Absolutamente nada e outras histórias, de Robert Walser.
Aula 3: A criação literária
Leitura extra (Teoria): A criação literária, de Cristovão Tezza.
Texto literário: Uma página em branco & Cenários, de Sérgio Sant´Anna.
Aula 4: Teoria do drama/ nascimento da teoria literária
Teoria: Poética, de Aristóteles (trechos 1447 a – 1452 b)
Filme a ser discutido: 7 anos (2016), de Roger Grual (disponível na Netflix).
Aula 5 : Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: Édipo tirano, de Sófocles.
Leitura extra (Teoria): O personagem: vontade, objetivo, obstáculos e conflitos, de Renata Pallotini (in. Dramaturgia. Construção do personagem).
Aula 6: Teoria da poesia
Leitura extra (Teoria): O som no signo, de Alfredo Bosi.
Texto literário: poemas de Fabulário, de Ana Santos.
Aula 7: Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: João e Maria – uma dúplice coroa de sonetos fúnebres, de Leonardo Antunes.
Leitura extra (Teoria): O que é comunicação poética, de Décio Pignatari.
Aula 8: Teoria da prosa
Leitura extra (Teoria): A nova teoria do romance, de Leila Perrone-Moisés.
(in. PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016).
Texto literário: Deixe comigo, de Mario Levrero.
Aula 9: Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: O lugar, de Annie Ernaux.
Leitura extra (Teoria): Narrando, de James Wood.
Aula 10: Crônica
Leitura extra (Teoria): A vida ao rés-do-chão, de Antonio Cândido.
Textos: Crônicas do livro antes não era tarde, de Pedro Gonzaga.
Aula 11: Crônica
Leitura extra (Teoria): Fragmentos sobre a crônica, de Davi Arriguci;
Textos: A anticrônica, de Amilcar Bettega;
A vida que ninguém vê, de Eliane Brum.
Aula 12: Conto
Leitura extra (Teoria): Estrutura e morfologia do conto, de Mempo Giardinelli;
Ficção: A casa de açúcar e A oração, de Silvina Ocampo.
Aula 13: Conto
Leitura extra (Teoria): Aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores, de Julio Cortázar.
(in. https://ciudadseva.com/texto/aspectos-del-cuento/)
Ficção: Carta para uma senhorita em Paris e As babas do diabo, de Julio Cortázar.
· Para este encontro, sugere-se que a turma assista previamente ao filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni.
Aula 14: Conto
Leitura extra (Teoria): Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia;
Ficção: Conservas, de Samantha Schweblin;
Gato na chuva, de Ernest Hemingway;
Um chá bem forte e três xícaras, de Lygia Fagundes Telles.
Aula 15: Desconstruindo modelos
Ficção: O mez da grippe, de Valêncio Xavier
Aula 16: Revisão linguística (estudo de clichês; uso indevido de adjetivos e advérbios; desvios gramaticais)
Leitura extra (Teoria): A caixa de ferramentas, de Stephen King;
Questões gramaticais, de Lydia Davis.
BIBLIOGRAFIA:
· AGUIAR E SILVA, Vitor M. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina. 1993 8ª ed.
· ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.
· BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Signos, 1973.
· CANDIDO, Antonio (et al.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1992.
· COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
· CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
· CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
· EAGLETON, Terry. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
· PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016.
· PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Orientador
Arthur Telló
Arthur Telló é formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.
De 01/04 a 29/07
Frequência
2as feiras
Carga horária
32h
Valor
6x R$ 207,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto
das 19h às 21h
Inscrições e pagamento
Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:
E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088
Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.
Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito
Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.
Certificados
Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.
Descontos
Professores das redes pública de ensino, estaduais e municipais, de todo país, tem direito a 30% de desconto neste curso, mediante comprovação de vínculo empregatício ativo.
Política de cancelamento
Por parte dos alunos:
– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa.
Por parte da Estação das Letras:
O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.
– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.