Lendo Mulheres

Claudia Gonzaga

Sobre o curso

O curso Lendo mulheres propõe um passeio pela literatura feita por quatro escritoras brasileiras, através de contos, manuais, crônicas, diários e poemas. Passando por Júlia Lopes de Almeida e Maura Lopes Cançado, duas autoras pouco conhecidas do público e esquecidas pela historiografia literária, até as contemporâneas Conceição Evaristo e Martha Batalha, o curso propõe uma amostra de temas presentes nas obras das autoras apresentadas, a partir de seus diferentes modos de ver e pensar o mundo.

Os textos selecionados serão enviados para os alunos e lidos e discutidos na aula, após apresentação da autora e de sua obra.

Autoras: Júlia Lopes de Almeida, Maura Lopes Cançado, Conceição Evaristo, Martha Batalha.

AULA 1

Júlia Lopes de Almeida - Apresentação da autora; Leitura e discussão do conto “Os porcos”, do livro Ânsia Eterna; Leitura e discussão de trechos selecionados sobre a função da mulher na sociedade de Livro das Noivas, fazendo paralelo com o “Os porcos”.

AULA 2

Maura Lopes Cançado - Apresentação da autora; Leitura e discussão de trechos selecionados do livro/diário Hospício é Deus; Leitura e discussão do conto “Espiral ascendente”, do livro O Sofredor do Ver; Diferenças e similaridades entre a escrita íntima e a ficcional.

AULA 3

Conceição Evaristo - Apresentação da autora; Leitura e discussão dos poemas “Da calma e do silêncio” e “Vozes-mulheres”, do livro Poemas da recordação e outros movimentos; Leitura e discussão do conto Olhos d´água, do livro Olhos d´água; A poesia em versos e prosa e a relação da memória na construção ficcional.

AULA 4

Martha Batalha - Apresentação da autora; Leitura e discussão do conto “O grande romance brasileiro”, do livro Coleção Identidade; Leitura da crônica e discussão “Eles também tomam sorvete”, publicada no jornal O Globo; Diferenças entre conto e crônica e a relação entre História e Literatura.

Orientador

Claudia Gonzaga

Cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde conclui Mestrado e Doutorado em Estudos de Literatura Brasileira. É pesquisadora e professora de Literatura Brasileira e publicou ensaios na área.

Dias 21 e 28/01; 04 e 11/02

16h30 às 18h30

Frequência

Sextas-feiras

Carga horária

8h

Valor

3x R$ 120,00 (10% de desconto para pagamento à vista)

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:


E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Descontos

Professores e universitários têm 30% de desconto na maioria dos cursos. Os descontos não são acumulativos.

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.
– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa ou para outro curso à escolha do aluno.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.