Oficina compacta: Como escrever um romance

Luiz Antonio de Assis Brasil

Sobre o curso

O curso visa auxiliar o iniciante – ou nem tanto – a entender o mecanismo da construção de um romance/novela, bem como apresentar soluções de planejamento. Ao mesmo tempo, serão realizados exercícios práticos de elaboração de um projeto de romance.

Tópicos

1. O romance/novela como uma instituição sistêmica. A novela como estrutura básica de estudo. A personagem como deflagradora do enredo. A personagem e seu drama pessoal. O necessário planejamento. Início do tema da sinopse.

2. A situação crítica e o conflito. As diferenças entre ambos. A sinopse: a utilidade de uma sinopse; o resumo e sua expansão.

3. O enredo do romance: o início e sua promessa. O segundo passo: o problema. O meio do romance como desenvolvimento da promessa e instauração da curva tensional.

4. O clímax. A necessária alteração da atitude da personagem acerca do conflito. O final do romance.

Metodologia

Dada a natureza compacta do curso, no primeiro momento da aula o ministrante irá desenvolver expositiva e sinteticamente os itens acima. No segundo momento, tratará do planejamento prático; para tanto, contará com a compreensão dos alunos para o fato de que humanamente não poderemos examinar todos os projetos individuais. Assim, faremos estudos de caso de 2 ou 3 projetos de alunas/os que serão escolhidos; a discussão servirá de exemplo de como se pode elaborar um romance. O objetivo, não obrigatório, é que cada discente chegue, ao final do curso, com um projeto de romance razoavelmente estruturado.



Bibliografia

O ministrante utilizará quatro obras literárias de aplicação dos tópicos acima: Hamlet, Crime e castigo, A fera na selva e A uruguaia, de Pedro Mairal. Por isso, seria interessante reler essas obras.

joao e suzana.png

Orientador

Luiz Antonio de Assis Brasil

Luiz Antonio de Assis Brasil é Doutor em Letras, ensaísta e ficcionista, com 19 romances publicados. Ministrante, há 37 anos, da Oficina de Criação Literária da PUC-RS, a mais antiga em funcionamento ininterrupto do Brasil, e que já revelou nomes como Carol Bensimon, Daniel Galera, Paulo Scott, Michel Laub, Cíntia Moscovich, dentre outros de igual relevância. Autor (colab. Luís Roberto Amabile) do best-seller Escrever ficção, Companhia das Letras. Brazilian Writer in Residence, na Berkeley University, conferencista na Brown University, na Stanford University, na Université Paris IV (Sorbonne), Universidade de Lisboa e dos Açores. Prêmios: Jabuti, Machado de Assis, Oceanos (antes Portugal Telecom), Érico Veríssimo e Pégaso, da Colômbia.

De 11 a 28/07

Frequência

Segundas e quintas-feiras

Carga horária

12 horas

Valor

3x R$ 210,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto

De 18h30 a 20h30

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:
E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Descontos

Professores das redes pública de ensino, estaduais e municipais, de todo país, tem direito a 10% de desconto neste curso, mediante comprovação de vínculo empregatício ativo.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.

– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.