top of page

Rodas de Leitura: teoria e prática

Suzana Vargas e Vânia Salek

Sobre o curso

O curso divide-se em três módulos e possui natureza teórico-prática. Desenvolve metodologia inédita voltada à prática de Rodas de Leitura em salas de aulas, bibliotecas e espaços diversos. Da escolha dos textos à sua abordagem inicial, passando pelo perfil dos mediadores e sua comunicação com os diversos tipos de público, as aulas mesclam leitura, teoria e prática.


Conceito de literatura, leitura e gêneros literários fazem parte deste trabalho, que deseja ser uma vivência orientada para que os textos lidos em grupo sejam explorados em sua integralidade.


Módulo I

No primeiro semestre, o módulo será desenvolvido através de leituras e rodas de leitura realizadas pelas orientadoras do curso, a fim de que os alunos tenham acesso às noções básicas e específicas desse tipo de atividade. O embasamento teórico será sempre adquirido através de muita prática. Neste primeiro módulo, o foco será a apresentação dos conceitos fundamentais para o trabalho com literatura em grupo ou em sala de aula.


Módulo II

O segundo módulo do curso, a ser realizado nos meses de agosto e setembro, tem natureza essencialmente prática. Nele, os alunos apresentarão as Rodas de Leitura, sob a avaliação constante das orientadoras e dos próprios colegas, corrigindo rotas, apontando acertos, eventuais problemas e inadequações.


Módulo III

No último módulo do curso, nos meses outubro e novembro, os alunos farão apresentações públicas para a comunidade leitora, com a supervisão das orientadoras. As apresentações podem ser virtuais e/ou presenciais, em locais onde o IEL já desenvolve trabalhos de leitura.


Programa do curso:

· O que é ler? O que chamamos de leitura literária realizada em grupo, seus pressupostos e significados;

· Noções de gênero e de estilo / estratégias e conceitos;

· O que ler, como ler, quando ler e com quem ler? Escolhas de textos e sua adequação/ Fatores que devemos levar em conta quando vamos ler em grupo / As circunstâncias, as escolhas de autores e locais/ Processos / Planejamento de uma Roda de Leitura/ Elementos e fatores essenciais / Ler não é ouvir;

· Processos intelectuais envolvidos no ato da leitura ;

· Autores e obras;

· Tipos diferenciados de público e adequação do trabalho;

· Avaliação final individual. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Formação em Rodas de Leitura

·        Teoria da Literatura - Vitor Manuel de Aguiar e Silva  - Ed. Martins Fontes

·        História Concisa da Literatura Brasileira - Alfredo Bosi - Ed. Cultrix

·        Como e por que ler os clássicos - Ana Maria Machado - Ed. Objetiva

·        Na sala de aula - Antônio Cândido - Ed. Ática

·        Leitura: uma aprendizagem de Prazer - Suzana Vargas - Ed. Alta Books

·        A arte de ler - Michèle Petit - Ed. 34

·        Conceitos Fundamentais da Poética - Emil Staiger - Ed. Tempo Brasileiro

·        Como Incentivar o Hábito da Leitura - Richard Barbenguer - Ed. Cultrix

·        Ler e saber - Ana Garrillón -  Ed. Pulo do gato

·        Do mundo da Leitura para a leitura do mundo - M

·        Para ler como um escritor - Francine Prose - Ed. Objetiva

·        Problemas da literatura infantil - Cecilia Meireles 

·        Uma História da Formação do Leitor no Brasil - Márcia Cabral da Silva - Ed. Eduerj

·        Fragatas para Terras Distantes - Marina Colasanti - Ed. Record

·        O último leitor - Ricardo Piglia  - Ed. Cia das Letras

·        Políticas da Escrita - Jacques Rancière - Ed. 34

·        Revista Tema - Letras , Artes e História no 91  - Ano 32 - Volume XXXII

·        As obras primas que poucos leram   volumes 1 e 2 - org Heloísa Seixas - Ed. Record

·        Uma história da Leitura - Alberto Manguel - Ed. Cia das Letras

·        No Bosque do Espelho - Alberto Manguel - Ed. Cia das Letras

·        A cidade das palavras - Alberto Manguel - Ed. Cia das Letras 

joao e suzana.png

Orientador

Suzana Vargas e Vânia Salek

Suzana Vargas – Escritora, autora de poesia, literatura infantil e juvenil e ensaios. Mestre em teoria Literária pela UFRJ, especialista em leitura. Desenvolveu desde os anos 90 um método inédito de trabalho com Rodas de Leitura em diversos espaços culturais que é hoje adotado em programas de leitura pelo país e motivo de teses de mestrado e doutorado. Criou e coordena o Instituto Estação das Letras.

Vânia Salek - Formada em Letras pela UFRJ. Dirigiu e coordenou a Creche Garatuja durante 30 anos. Atualmente participa do grupo de escrita coletiva Letra Falante, com foco na literatura para crianças.

1o. sem - De 12/03 a 02/07

2o. sem - De 13/08 a 26/11

Frequência

3as feiras

Carga horária

64h

Valor

10x R$ 248,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto

das 18h às 20h

Inscrições e pagamento

Para inscrever-se preencha o formulário ao lado informado o curso desejado ou entre em contato:
E-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Tel/Whatsapp: (21) 99127-4088

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, de 14h às 20h.

Formas de pagamento: Transferência bancária, PIX, Paypal, Cartão de crédito

Matrículas sujeitas à disponibilidade de vagas.

Obrigado pelo envio!

Certificados

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 75% de presença.

Descontos

Professores das redes pública de ensino, estaduais e municipais, de todo país, tem direito a 30% de desconto neste curso, mediante comprovação de vínculo empregatício ativo.

Política de cancelamento

Por parte dos alunos:

– Até 7 dias antes do início do curso – reembolso integral.

– Menos de 7 dias antes do início do curso – não há restituição. A inscrição poderá ser transferida para outra pessoa.

Por parte da Estação das Letras:

O curso poderá ser cancelado caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior; em tais casos, os valores pagos serão restituídos integralmente e o aluno será informado no mínimo 48 horas antes da data programada para início do curso.

– O curso já iniciado só será cancelado por motivos alheios a nossa vontade.

bottom of page