top of page

Prática textual I

Poesia 1

Poesia I

Prof. Nuno Rau

De 03/04 a 24/07

Quartas-feiras – das 19h30 às 21h30 - Carga horária: 32h

O curso pretende aproximar novos escritores ou, mesmo, professores, do universo da poesia, alternando teoria e prática na sua escrita. A teoria está relacionada à leitura de poetas clássicos e contemporâneos; a prática, à criação, a partir de estímulos diversos de poemas que serão lidos pelo grupo em roda crítica. Essa prática aguçará a sensibilidade do olhar e da escuta de todos, sempre com a orientação do professor. Os elementos constituintes do poema, tais como imagens, ritmos e metrificação, serão observados, bem como as transformações da poesia através dos tempos, desde a antiguidade clássica até o contemporâneo. O objetivo é exercitar com os alunos as primeiras noções de crítica ou autocrítica literária, para que possam, mais adiante, desenvolver-se autonomamente enquanto autores. 

PROGRAMA:

- A poesia enquanto gênero literário;

- A linguagem poética e seus elementos;

- Poema ou prosa poética?;

- Liberdade e formas fixas;

- A poesia e suas transformações no tempo
e na literatura brasileira, dos clássicos aos
contemporâneos passando pela poesia
visual e a letra de música;

- A Poesia e outras formas artísticas.

Orientador:

Nuno Rau

Poeta, arquiteto, professor de história da arte, tem poemas em Cronópios, Germina, Sibila, Zunai, Diversos e Afins, RelevO, Mallarmargens, e nas antologias Desvio para o vermelho, do Centro Cultural São Paulo, Escriptonita, que co-organizou, e 29 de Abril: o verso da violência. Publicou o livro Mecânica Aplicada (2017), poemas, livro finalista no 3º Prêmio Rio de Literatura e no 60º Prêmio Jabuti. É co-editor da revista mallarmargens.com desde sua fundação.

BIBLIOGRAFIA:

  • ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora

  • BILAC, Olavo; PASSOS, Guimaraens. Tratado de versificação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1905.

  • CAMPOS, Augusto. Verso reverso controverso. 2 ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1988.

  • CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Mallarmé. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1991

  • __________.; __________.; __________. Teoria da poesia concreta – textos e manifestos 1950-1960. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.

  • CÍCERO, Antônio. Poesia e Filosofia. São Paulo: Companhia das Letras,

  • JAKOBSON. O que fazem os poetas com as palavras. Colóquio/Letras, n. 12.

  • GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. Ed. Ática

  • PAZ, Octávio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Ed. Nova Fronteira

  • PAZ, Octávio. Os filhos do barro. Tradução Olga Savary . Ed. Nova Fronteira

  • POUND, Erza. ABC da literatura. Tradução por Augusto de Campos de José Paulo Paes. 3. ed. São Paulo: Cultrix. 1976.

  • POUND, Ezra. O que é literatura? Tradução de Augusto de Campos. Ed. Cultrix

  • SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: Do século XVIII ao século XXI. Belo Horizonte.

Romance I

com Prof. Marcelo Maluf

De 04/04 a 25/07

Quintas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h

Escrever um romance exige, entre outras coisas, disciplina, tempo, motivação e uma história para contar. Na oficina, investigaremos estratégias de composição de narrativas ficcionais longas, construção de personagens, enredo, narrador, tempo, espaço, descrição, diálogo e o labor da escrita no processo de criação.  Será de fundamental importância a leitura atenta de outros autores, do mundo e de si mesmo para a compreensão de que há muitos caminhos na busca da própria voz narrativa. Os participantes também produzirão textos relacionados aos tópicos estudados, que serão lidos e comentados em aula ao longo do curso.

PROGRAMA:

O romance como gênero - A arte de contar histórias e o romance − A procura de uma boa história/ Motivação/Tema/Gênese de uma história − O que é e o que pode um romance? /O que cabe num romance? Personagens de ficção e o enredo – Como colocar um personagem em pé − Quem narra e como narra – A importância do começo. Quem é o Narrador? / A primeira e a terceira pessoa/ O ponto de vista/ Quem narra? /O tempo físico/linear/psicológico/ e o espaço: lugares imaginários – Construir um mundo − Labor: Escrever e Reescrever.

Orientador:

Marcelo Maluf

Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior do estado de São Paulo, em 1974. Formado pela Unesp em Arte-Educação e mestre em Artes pela mesma universidade. É professor de criação literária desde 2010. É romancista, contista e autor de livros infanto-juvenis.  Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), foi finalista dos prêmios Jabuti (2016) e APCA (2015), e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). O seu segundo romance “Os últimos dias de Elias Ghandour”, sai no primeiro semestre de 2023, pela editora Faria e Silva. Assim como uma reedição do seu primeiro romance pela mesma editora.

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • Aspectos do romance, E.M. Forster.

  • A arte do romance, Milan Kundera.

  • A arte da ficção, Henry James.

  • Confissões de um jovem romancista, Umberto Eco.

  • Devoção, Patti Smith.

  • Como funciona a ficção, James Wood.

  • Para ler como um escritor, Francine Prose.

  • Seis propostas para o próximo milênio, Italo Calvino.

  • O romancista ingênuo e o sentimental, Orhan Pamuk.

  • O Zen e a arte da escrita, Ray Bradbury.

OUTRAS LEITURAS SUGERIDAS:

  • Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.

  • O sol é para todos, Harper Lee.

  • O apanhador no campo de centeio, J.D. Salinger.

  • A vida está em outro lugar, Milan Kundera.

  • O visconde partido ao meio, Italo Calvino.

  • Peter Camenzind, Hermann Hesse.

  • Lavoura Arcaica, Raduan Nassar.

  • A paixão segundo G.H., Clarice Lispector.

  • O Xará, Jhumpa Lahiri.

  • Cama de Gato, Kurt Vonnegut.

  • Encontro marcado, Fernando Sabino.

  • A morte de Ivan Ilitch, Tólstoi.

  • Margarida la Rocque – A ilha dos demônios, Dinah Silveira de Queiroz.

  • Filho eterno, Cristóvão Tezza.

  • Correio Noturno, Hoda Barakat.

romance 1

Conto I

com Luís Roberto Amabile

De 02/04 a 23/07

Terças-feiras – das 19h30 às 21h30 - Carga horária: 32h

O curso realiza um percurso histórico da poética do gênero, assim como propostas de criação e discussão de textos dos participantes. Dessa maneira, busca-se alcançar a compreensão dos fundamentos da escrita de contos e o domínio no uso de elementos e
estratégias narrativas.



PROGRAMA:

1. Apresentação do programa e da turma. Primeiras discussões. O que é conto? 

2. A unidade de efeito: Edgar Allan Poe.

3. Uma nova camada de vida: Tchekhov 

4. Oficina. 

5. O nocaute. Julio Cortázar. Lucia Berlin. 

6. A epifania. Clarice Lispector. João Carrascoza. 

7. Sobre icebergs e outras pedras ocultas. 

8. Oficina. 

9. Elucubrações oníricas. Samanta Schweblin e Natalia Borges Polesso. 

10. Monstros interiores: Mariana Enriquez e Maria Fernanda Ampuero. 

11. O conto a partir de outro conto. Lygia Fagundes Telles e Daniel Galera. 

12. Oficina. 

13. Rumo à novela: Jhumpa Lahin e Alice Munro. 

14. O conto de não ficção e a escrevivência. Truman Capote e Conceição Evaristo. 

15. Oficina. 

16. Conversa com um escritor.

Orientador:

Luís Roberto Amabile

Luís Roberto Amabile é escritor e professor da Escola de Humanidades da PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, dos livros de contos O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos), O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS) e O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020, vencedor do Prêmio Minuano).

Bibliografia (os textos usados em aula serão disponibilizados pelo professor) 

  • ABDALA JUNIOR, Benjamin e CAMPEDELLI, Samira Youssef. Clarice Lispector – Literatura comentada. São Paulo: Abril, 1981. 

  • AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte e Letra, 2007. 

  • AMPUERO, Maria Fernanda. Rinha de galos. Tradução de Silvia Massimini Felix. Belo Horizonte: Moinhos, 2021. 

  • BERLIN, Lúcia. Manual da faxineira. Tradução de Sônia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 

  • BITTENCOURT, Gilda Neves. Retratos do conto. Curitiba: Appris, 2019 

  • CARRASCOZA, JOÃO. Aquela água toda. São Paulo. Cosac Naify, 2012. 

  • CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993. 

  • ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. Tradução de José Geraldo Couto. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. 

  • EVARISTO, Conceição. Olhos d’ Água. Rio de Janeiro: Pallas Biblioteca Nacional, 2016. 

  • GALERA, Daniel. Dentes guardados. Porto Alegre: Livros do mal, 2001. 

  • HEMINGWAY, Ernest. Death in the afternoon. Londres: Vintage, 2000. 

  • HEMINGWAY, Ernest. Contos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997 

  • LAHIN, Jhumpa. Intérprete de males. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 

  • LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo. São Paulo: Rocco, 1998. 

  • LISPECTOR, Clarice. Laços de família. São Paulo: Rocco, 1998. 

  • Mendes e Milton Amado. São Paulo: Globo, 1999. 

  • MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva. 2009. PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio: de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 

  • MUNRO, Alice. Felicidade demais. Trad. Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 

  • MUNRO, Alice. Vida querida. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 

  • PIGLIA, Ricardo. O Laboratório do Escritor. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994. 

  • POE, Edgar Allan. A Filosofia da composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar 

  • POLESSO, Natalia Borges. Recortes para álbum de fotografia sem gente. Caxias do Sul: Modelo de nuvem, 2013. 

  • SCHWEBLIN, Samanta. Pássaros na boca. Tradução de Joca Reiners Terron. São Paulo: Benvirá, 2012. 

  • TCHEKHOV, Anton. A dama do cachorrinho e outras histórias. Porto Alegre: L&PM: 2099. 

  • TCHEKHOV, Anton. Carta para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995. 

  • TCHEKOV. Anton. Sem trama e sem final: 99 conselhos de escrita. São Paulo: Martins Fontes. 2007. 

  • TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. 

conto 1
literatura para crianças 1

Literatura para crianças e jovens I

com Leo Cunha

De 03/04 a 24/07

Quartas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h

Literatura infantil: leitura e produção. A narrativa. A poesia. As relações texto e imagem. Leitura, análise e criação de obras literárias para crianças, em diversos formatos. A literatura infantil em sala de aula.

PROGRAMA:

1 - Introdução: Literatura infantil: um modo de olhar e de criar.

2 - A narrativa em literatura infantil: gêneros e formatos, ponto de vista, relação com o leitor 

3 - A poesia em literatura infantil: reflexão, lirismo, jogo, sonoridade e visualidade 

4 - Relações entre texto e imagem no livro de literatura infantil 

5 - Leitura, análise e criação de obras literárias para crianças 

AVALIAÇÃO: 

Texto com análise sobre uma obra de literatura infantil ou criação de uma obra de literatura infantil

Orientador:

Leo Cunha

Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de 5 livros de crônica. Sua obra recebeu os prêmios Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, FNLIJ, entre outros. Traduziu cerca de 70 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como António Skarmeta, David McKee, Gabriela Mistral. Doutor em Artes/Cinema pela UFMG, professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação.

BIBLIOGRAFIA:

  • BARRETO, Cíntia e GOMES, Alexandre C. Literatura infantil e juvenil: aprendizagem e criação. Rio de Janeiro: Semente, 2021. 

  • COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. 

  • CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Positivo, 2013. 

  • DEBUS, Eliane, SPENGLER, Maria Laura. SILVEIRA, Rosilene. Poemas para todos os anos: os livros premiados pela FNLIJ (1992-2019). Florianópolis, Editora UFSC, 2020. 

  • FARIAS, Fabíola, LIMA, Érica e LOPES, Érica. As crianças e os livros : reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. 

  • FERES, Beatriz. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023. 

  • HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 

  • JOSÉ, Elias. Literatura infantil: ler, contar e encantar crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. 

  • OLIVEIRA, Ieda de (org). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005

bottom of page