top of page

Prática textual II

Poesia 2

Poesia II

Prof. Afonso Henriques Neto

De 12/08 a 25/11

Segundas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h

(Em breve)

Orientador:

Prof. Afonso Henriques Neto

Poeta, arquiteto, professor de história da arte, tem poemas em Cronópios, Germina, Sibila, Zunai, Diversos e Afins, RelevO, Mallarmargens, e nas antologias Desvio para o vermelho, do Centro Cultural São Paulo, Escriptonita, que co-organizou, e 29 de Abril: o verso da violência. Publicou o livro Mecânica Aplicada (2017), poemas, livro finalista no 3º Prêmio Rio de Literatura e no 60º Prêmio Jabuti. É co-editor da revista mallarmargens.com desde sua fundação.

BIBLIOGRAFIA:

(Em breve)

Romance II

Marcelo Maluf

De 08/08 a 12/12 

Quintas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h

No presente curso, investigaremos estratégias de composição de narrativas ficcionais longas. Será de fundamental importância a leitura atenta de outros autores, do mundo e de si mesmo na busca da própria voz narrativa. Para tanto, discorremos sobre a jornada da escrita do romance, seguiremos abordando elementos essenciais da ficção, como: enredo, personagem, narrador, tempo, espaço, linguagem e estrutura. Daremos ênfase à construção de diálogos, descrição, ação física das personagens, aspectos do romance realista, cômico, de suspense e o insólito. A autoficção e os caminhos do Eu, entre outros temas. Ao longo do curso os participantes irão esboçar um projeto de romance, além de realizarem outras práticas de criação textual lidas e comentadas em aula.

PROGRAMA:

A matéria-prima do romance: enredo, personagens, narrador, tempo, espaço, linguagem, estrutura e o labor da escrita. 

A poderosa construção dos diálogos e suas possibilidades. 

A importância da descrição. A ação física das personagens. 

O romance realista. 

O romance cômico. 

O romance de suspense. 

O romance insólito. 

A auto ficção: caminhos do Eu. 

A prosa simples e a prosa rebuscada. 

O estilo à serviço do projeto. 

O trabalho depois do ponto final.

Orientador:

Marcelo Maluf

Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior do estado de São Paulo, em 1974. Formado pela Unesp em Arte-Educação e mestre em Artes pela mesma universidade. É professor de criação literária desde 2010. É romancista, contista e autor de livros infanto-juvenis.  Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), foi finalista dos prêmios Jabuti (2016) e APCA (2015), e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). O seu segundo romance “Os últimos dias de Elias Ghandour”, sai no primeiro semestre de 2023, pela editora Faria e Silva. Assim como uma reedição do seu primeiro romance pela mesma editora.

BIBLIOGRAFIA:

(Em breve)

romance 2

Conto II

com Prof. Luis Roberto Amabile

De 14/08 a 04/12

Quartas-feiras – das 19h30 às 21h30 - Carga horária: 32h

O curso estimula a criação literária por meio de leituras exemplares. Os encontros são organizados por temas. Cada tema aborda uma estratégia narrativa que pode ser observada em contos de autores de renome. As propostas de criação são pensadas para que os participantes exercitem as estratégias observadas. Todos os textos produzidos durante o curso serão lidos e comentados  pelo grupo. Esses procedimentos tornam acessível a compreensão e o domínio dos fundamentos da escrita de contos.

PROGRAMA:

1. Uma conversa (aparentemente) à toa: um diálogo sobre contos e sobre contos dialogados.

2. Fazer rir é coisa séria – o conto de humor: Zulmira Ribeiro Tavares.

3. Invenção e memória – Escrevendo a partir das nossas vivências: Alejandro Zambra e Lygia Fagundes Telles.

4. A epifania. Clarice Lispector.

5. O estilo essencial e o estilo Abundante: Juan José Morosoli e Dulce Maria Cardoso.

6. Elucubrações surrealistas. Samanta Schweblin.

7. Conflito, conflito, conflito: Kjell Askildsen e Conceição Evaristo.

8. Escrevendo com (e como) fotografia: Tércia Montenegro e Amilcar Bettega

9. A importância do detalhe: Natália Borges Polesso, Caio Fernando Abreu, Jennifer Egan.

10. Escrevendo a partir dos sonhos: Bruno Ribeiro e Guilherme Azambuja Castro.

11. Outras formas de usar o conto: Lydia Davis, Ricardo Ramos, Ivana Arruda Leite, Sérgio Sant’Anna.

12. No fim dá vontade de mais: como fechar um conto (e uma oficina de contos).

Orientador:

Luís Roberto Amabile

Luís Roberto Amabile é escritor e professor da Escola de Humanidades da PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, dos livros de contos O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos), O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS) e O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020, vencedor do Prêmio Minuano).

BIBLIOGRAFIA:

  • AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte e Letra, 2007.

  • AMPUERO, Maria Fernanda. Rinha de galos. Tradução de Silvia Massimini Felix. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.

  • ASKILDSEN, Kjell: Cuentos reunidos. Madri: Editora.Lengua de trapo, 2010.

  • BETTEGA, Amilcar. Deixe o quarto como está, ou Estudos para a composição do. cansaço. São Paulo: Companhia das Letras, 2002

  • BITTENCOURT, Gilda Neves. Retratos do conto. Curitiba: Appris, 2019

  • CASTRO, Guilherme Azambuja. O amor que não sentimos e outros contos. Recife: Cepe Editora, 2015.

  • CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.

  • MONTENEGRO, Tércia. O tempo em estado sólido. São Paulo: Grua, 2012..

  • MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva. 2009.

  • MOROSOLI, Juan José. A longa viagem de prazer. Seleção e tradução: Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2009.

  • MOSCOVICH, Cíntia; Anotações durante o incêndio. Porto Alegre,. L&PM, 2001

  • PIGLIA, Ricardo. O Laboratório do Escritor. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994.

  • PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio: de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

  • PROULX, Annie. Canções do Coração e outros Contos. Rio de Janeiro: Record, 1997.

  • RAMOS, Ricardo. Circuito fechado. Rio de Janeiro: Record, 2012.

  • RIBEIRO, Bruno. Como usar um pesadelo. Belo Horizonte: Caos e Letras, 2020.

  • TAVARES, Zulmira Ribeiro. Termos de comparação. São Paulo: Perspectiva, 1974.

  • TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

  • ZAMBRA, Alejandro. Meus documentos. Tradução de Miguel Dell Castillo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

conto 2

Literatura para crianças e jovens II

Leo Cunha

De 14/08 a 27/11

Quartas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h

(Em breve)

Orientador:

Leo Cunha

Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de cinco livros de crônica. Sua obra recebeu os prêmios Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, FNLIJ, entre outros. Traduziu cerca de 70 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como António Skarmeta, David McKee, Gabriela Mistral. Doutor em Artes/Cinema pela UFMG, professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação.

BIBLIOGRAFIA:

(Em breve)

literatura 2
bottom of page