EDITAL DE SELEÇÃO

Oficina de Criação Literária 

MINISTRANTE: Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil

O Instituto Estação das Letras, depois do exame dos dossiês concorrentes, torna pública a lista de selecionados à Oficina 1, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil. Na sequência, a lista de suplentes, que serão chamados em caso de desistência de selecionados.


Selecionados [por ordem alfabética]
Adriana Riva Garguglio
Alexandre Bruno Tinelli
Ana Paula Rocha
Camila de Araújo
Clarisse Escorel
Cristina Yamazaki
Daniela Ribeiro Mendes
Denise Crispun
Fábio Campos Barcelos
Lais Graf
Livia Penedo Jacob
Marcos Cruz
Newton Barbosa
Peterson Nogueira
Sofia Lobo
Viviane de Freitas


Suplentes [por ordem classificatória]
Fred Furtado
Mauro Martins Paes
Renata Coré

Luiz Antonio de Assis Brasil - ficcionista e ensaísta, com 21 romances, publicados no Brasil, França, Alemanha, Japão e Espanha. Coordenador, há 36 anos, da Oficina de Criação Literária da PUC-RS, a mais antiga em funcionamento ininterrupto no Brasil. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Escrita Criativa da mesma universidade.  Distinguish Brazilian Writer in Residence, Berkeley University, USA. Catedrático convidado da Brown University, USA. Prêmios Jabuti, Portugal Telecom – hoje Oceanos, Prêmio Machado de Assis. Autor do best-seller Escrever ficção, [colab. Luis Roberto Amabile], Cia das Letras, 2019, ora em quarta edição [tiragem].   

 

A Oficina trabalha com a narrativa de ficção, excluindo-se a poesia, o drama, a crônica e outros importantes gêneros literários.

 

A/O candidata/o concorrerá a uma das 15 vagas por meio do envio de um dossiê, num único PDF, contendo os itens abaixo:

 

Um memorial – com, no máximo, 5 páginas em espaço 1,5, corpo 12 – relatando sua experiência com a narrativa de ficção, incluindo suas preferências literárias e qual sua expectativa em relação à oficina. Poderá, se assim o quiser, tratar de outros itens que considere relevantes.

 

Um ou mais trabalhos literários de sua autoria, inéditos ou já publicados, que possam ser considerados narrativa de ficção, não ultrapassando o número total de 10 páginas. Em se tratando de narrativa longa [novela ou romance], insira fragmentos, ou um ou mais capítulos. Esse item pode ser composto por gêneros diferentes [conto e capítulo ou fragmento de romance ou novela, por exemplo], sempre respeitando o limite máximo de 10 páginas no conjunto. Em caso de texto/s já publicado/s na forma impressa, e você não disponha de seus originais, pode substituir pelo escaneamento das páginas, cuidando de sua boa legibilidade. Não inclua trabalhos de outros gêneros, tais como roteiro de cinema, quadrinhos, poesia, crônica, texto teatral, biografia, reportagem, entrevista, artigo científico, diário, correspondência etc.

 

Um currículo pessoal/profissional/literário com, no máximo, uma página. Não deixe de indicar: endereço completo, telefone e e-mail. Não anexe comprovantes ou documentos, tais como certidões, atestados, certificados, currículos escolares, cartas de recomendação, diplomas acadêmicos, diplomas de prêmios literários etc. Considerando que toda/o escritora/o tem compromisso com a verdade, tudo que você informar a seu respeito será aceito como plenamente autêntico.  

Os trabalhos enviados à seleção não serão devolvidos, pois serão deletados em segurança logo após a divulgação do processo seletivo; por isso, assegure-se de que você tenha cópias de todos em seu poder.

Envie seu dossiê por e-mail para iel@estacaodasletras.com.br

A data-limite para envio será 19 de julho de 2021 às 23h.

A lista dos selecionados e suplentes será divulgada no dia 26 de julho de 2021 na página do Instituto Estação das Letras.  

 

Após a publicação da lista, os selecionados terão até o dia 29 de julho de 2021 para concluir a inscrição.

 

Informações relevantes

As atividades da Oficina começam em 03 de agosto de 2021. As aulas são semanais, sempre em terças-feiras, das 17h às 19h30min. A oficina é constituída por 2 módulos, com 15 encontros em cada módulo.

Os trabalhos submetidos à seleção não terão feedback [avaliação] por parte do ministrante da Oficina, independentemente de serem ou não selecionados. O feedback será dado aos trabalhos solicitados durante o curso [exercícios presenciais, quinzenais ou semanais].

 

As dúvidas acerca destas instruções deverão ser encaminhadas ao mesmo e-mail acima indicado.

Rodas_de_Leitura_cópia-14.png