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Cursos Eletivos

A leitura do Poema

Dias 05, 12 e 26/04 

Quartas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 06h

Cada encontro será em torno de dois poemas que, de maneira bem distinta, trabalham um tema comum. No primeiro, será revisitado o mito de Iracema. No segundo, as configurações do espaço urbano. No terceiro, as evocações da infância. Textos  de Olavo Bilac, Chico Buarque, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Orientadores:

Antônio Carlos Secchin

Poeta, ensaísta e professor emérito da Faculdade de Letras da UFRJ. Doutor em Letras e membro da Academia Brasileira de Letras desde 2004. Entre seus lançamentos mais recentes: Desdizer, poesia reunida (2017); O galo gago (literatura infantil, 2018); Percursos da poesia brasileira, do século XVIII ao XXI (2018, Prêmio da APCA para melhor livro de ensaios publicado no país);João Cabral de ponta a ponta (2020).

Eucanaã Ferraz 

Poeta, publicou entre outros, Desassombro (2002, Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional), Sentimental (2012, Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro de Poesia). Seus livros de poemas publicados até 2016, oito ao todo, foram publicados neste ano em um único volume pela casa da Moeda/Imprensa Nacional de Lisboa. Em 2019, publicou Retratos com erro, no Brasil e em Portugal, simultaneamente, com o qual venceu a primeira edição do Prêmio de Poesia Oeiras/PT. Também escreve poesia para criança, com destaque para Palhaço, macaco, passarinho (2010, Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor Livro para a Criança) e Cada coisa (2016, Prêmio de Melhor Livro de Poesia e de Melhor Projeto editorial pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Em 2017, Em cima daquela serra foi escolhido, juntamente com Isto ou aquilo, de Cecília Meireles, pelo Itaú Social para o programa “Leia para uma criança”. Organizou livros de Caetano Veloso, de Vinicius de Moraes e de Sophia de Mello Breyner Andresen. Também é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.

Marcos Pasche

Graduado em Português-Literaturas, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ. É professor de Literatura Brasileira na UFRRJ, campus Seropédica, e crítico literário. De sua autoria, publicou De pedra e de carne (2012) e Cláudio Manuel da Costa, Série Essencial (2014). Organizou os volumes Melhores crônicas de Maria Julieta Drummond de Andrade (2012), Hoje é dia de hoje em dia: literatura brasileira da primeira década do século XXI (2013, com Leonardo Barros Medeiros), Crítica literária na sala de aula: caderno de resenhas (2022) e Anatomias da meia-palavra: ensaios sobre a obra de José Paulo Paes (2022, com Henrique Duarte Neto). Pela UFRRJ, coordena o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura, que, em parceria com a UniRio, atua em unidades prisionais do Complexo do Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e da cidade de Japeri, na Baixada Fluminense.

a leitura do poema
o conto contemporaneo

O conto contemporâneo

Data em breve

Horário em breve

O curso se propõe a realizar um breve apanhado do conto brasileiro contemporâneo, estudando textos produzidos ao longo dos últimos 60 anos. Do alargamento de consciência oferecido por Clarice Lispector ao humor gracioso e elegante de Cláudia Tajes e de Marcelino Freire, também iremos nos ocupar do lirismo de João Anzanello Carrascoza, da prosa arrebatadora de Altair Martins e da carioquice brejeira de Marcelo Moutinho e de Adriana Lisboa — autores que serão lidos junto a mestres como Sergio Faraco e Rubem Fonseca. Ainda que com evidentes lacunas, pode-se ter um painel vívido do melhor que se tem produzido no país.

Autores estudados

  1. LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio: Rocco: 1994.

  2. FREIRE, Marcelino. Angu de sangue São Paulo: Ateliê, 2004.

  3. MOUTINHO, Marcelo. Rua de dentro Rio: Record, 2020.

  4. LISBOA, Adriana. O sucesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

  5. CARRASCOZA, João A. Trama de meninos. São Paulo: Alfaguara. 2021.

  6. FARACO, Sergio. Contos completos. Porto Alegre: L&PM, 2004.

  7. TAJES, Claudia. Dez quase amores. Porto Alegre, L&PM.

  8. MARTINS, Altair. Como se moesse ferro. Porto Alegre: WS Editor, 2000.

  9. FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio: Nova Fronteira, 2020.

Orientador:

Em breve

Em breve

Bibliografia Básica

  • ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinhos. São Paulo: Martins, 1950.
    ANGELIDES, Sophia (Org.). A. P. Tcheckhov: cartas para um poética. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995.
    ASSIS BRASIL, L.A. de (e Silva). Oficina de criação literária. O experimentalismo do texto. Letras de Hoje. (23) 1: 141-148, Porto Alegre: PUCRS, mar. 1988.

  • ______ . Ensina-se a escrever? Zero Hora, Porto Alegre, 8 jun. 1989. p. 3. 

  • BAKER, Carlos. Hemingway, o escritor como artista. São Paulo: Civilização Brasileira, 1974.

  • BORGES, Jorge Luis. Ficções. Lisboa: Livros do Brasil, 1969.

  • CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

  • CARPENTIER, A. Entrevistas. Habana: Letras Cubanas, 1985.

  • CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.

  • CRETTON, M. da G. Oficina literária: o artesanato do texto. (Tese de doutorado) Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.

  • FARACO, Sergio. Majestic Hotel. Porto Alegre: L&PM, 1991.

  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda, RÓNAI, Paulo. Mar de histórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. v 1.

  • FRIEDMAN, N. Point of view in fiction: the development of a critical concept. In: STEVICK, Ph., The Theory of the Novel. New York: The Free Press, 1967.

  • GIARDINELLI, M. Assim se escreve um conto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

  • GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 5 ed. São Paulo: Ática, 1990.

  • HALLIDAY, E.M. Hemigway’s Ambiguity: Simbolism and Irony. In: WEEKS, Robert P. (org). Hemingway: a colection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1962.

  • HEMINGWAY, Ernest. The Essential Hemingway. Londres: Arrow Books, 1993.

  • ______. Death in the Afternoon. New York: Touchstone, 1996.

  • IMBERT, E. Anderson. El gênero cuento. In: LINARES, Carlos P. L. B. (Org). Del cuento y sus alrededores. 2 ed. Caracas: Monte Avila Editores Sulamericanos, 1997.

  • KIEFER, Charles. O guardião da floresta. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

  • LAMAS, Berenice S. HINTZ, Marli M. Oficina de Criação Literária: um olhar de viés. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997.

  • LEITE, L.C.M. O foco narrativo. 4 ed. São Paulo: Ática, 1989.

  • LETRAS DE HOJE. Porto Alegre: PUCRS, n. 18, dez. 1974.

  • LINARES, Carlos P. L. B. (org). Del cuento y sus alrededores. 2 ed. Caracas: Monte Avila Editores Sulamericanos, 1997.

  • MAUPASSANT, Guy. Gustave Flaubert. Campinas: Pontes, 1990.

  • MILLÁS, J. José. Lo que cuenta el cuento. In: LINARES, Carlos P. L. B. (Org). Del cuento y sus alrededores. 2 ed. Caracas: Monte Avila Editores Sulamericanos, 1997.

  • NOVAKOVICH, J. Fiction writer’s workshop. Cincinnati: Story, 1995.

  • PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.

  • POE, Edgar Allan. Essays and reviews. New York: The Library of America, 1984.

  • PUGA, M.L. La Creación de un personage – trabajos en un taller literario. México: Universidad Nacional de México, 1985.

  • PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.

  • POE: Edgar Allan. Essays and reviews. New York: The Library of America, 1984.

  • TCHEKHOV, A.P. A dama do cachorrinho e outros contos. São Paulo: 34,1999.

Introdução à Odisséia

06/04 a 22/06

Quintas-feiras – Horário: de 16h30 a 18h30 - Carga horária: 24h

Ementa em breve

Programa:

  • Em breve

Orientadora:

Profa. Carlinda Pate Nuñez

Em breve

Bibliografia Básica

  • Em breve

introdução a odsseia

História da Literatura Infantil e Juvenil

De 03/08 a 07/12

Quintas-feiras – das 16h às 18h - Carga horária: 32h

Ementa

  • Quais as origens da literatura infantil no mundo e no Brasil? Quais as raízes (no folclore)?

  • Obras e autores/as que marcaram época; os estilos de textos, de ilustrações e de design de livros. Por que algumas obras ficaram clássicas?

  • Principais autorias e criações literárias ao longo dos tempos.

 

Programa

A partir do folclore, nasce a literatura para as infâncias. Em 08 aulas, vamos abordar essa história no mundo e no Brasil. Serão 04 aulas para a produção internacional e 04 para a produção nacional.

No âmbito internacional, vamos mergulhar em contos maravilhosos (de fadas) de diferentes autorias. As origens orientais (Pérsia, Síria e Índia) e ocidentais (Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra). O surgimento dos livros ilustrados (Inglaterra e Alemanha). A produção literária de destaque com ênfase para autores premiados, com o Prêmio Hans Christian Andersen – HCA e com o Prêmio Astrid Lindgren Memorial Award – ALMA.

No âmbito brasileiro, nos debruçaremos nos antecedentes históricos da existência de uma literatura infantil, antes dos anos de 1920. Depois, a obra de Monteiro Lobato, os seus dilemas e controvérsias. Posteriormente, destaques para autores que começaram a publicar nos anos de 1970 e 1980. A produção contemporânea. O que caracteriza a literatura infantil brasileira? E ainda: infantil ou juvenil? Que literatura é essa?

Orientadora:

Ninfa Parreiras

Escritora de obras literárias para crianças e jovens e de livros de ensaios. Mestre em Literatura Comparada (USP), graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil por muitos anos, pesquisadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

historia da literatura
Personagens classicos

Personagens Clássicos da Literatura infantil e juvenil

Dias 10, 17 e 24/05

Quartas -feiras –  das 19h30 às 21h30 | Carga horária: 6h

Alguns personagens ficaram mais famosos que os títulos das obras e seus criadores. Chapeuzinho Vermelho, Lobo, Alice, Pinóquio, Píppi Meialonga, Harry Potter... e ainda Emilia, Visconde, Tia Nastácia, Pluft, Bolsa Amarela, Bruxinha, Dona Sofia.

O que representam no contexto social e político quando nasceram? Por que continuam tão vivos? Quais os seus traços subjetivos? Por que provocam identificações? Eles são atemporais e, muitas vezes, carregam expressões universais.

Venha conhecer essa turma de personagens (e outros mais) em um curso de 3 aulas sobre a literatura para as infâncias. 

Orientadora:

Ninfa Parreiras

Escritora de obras literárias para crianças e jovens e de livros de ensaios. Mestre em Literatura Comparada (USP), graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil por muitos anos, pesquisadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

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