top of page

Formação Literária para Escritores

1º semestre

De 01/04 a 29/07

Introdução aos
neros Literários

Prof. Arthur Telló

Segundas-feiras – das 19h às 21h

Carga Horária: 32 horas

De abril a julho

Práticas Textuais I

Livre escolha do(a) aluno(a), que deverá cumprir 32 horas.

2º semestre

De 07/08 a 25/09

Breve História da Leitura 

Prof. (em breve)

 

Quartas-feiras –  das 19h às 21h

Carga Horária: 16 horas

Dias 13 e 20/07

Introdução ao Mercado Editorial para Escritores

Profa. Mariana de Souza Lima

Quartas-feiras – das 19h às 21h

Carga Horária: 16 horas

De 09/10 a 04/12

Breve História da Literatura Brasileira

Profa. Marlene de Araújo

Quartas-feiras – das 19h às 21h

Carga Horária: 16 horas

De 03/08 a 07/12

Práticas Textuais II

Curso à escolha do aluno, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 32 horas

Cursos eletivos

Livre escolha do(a) aluno(a), que deverá cumprir uma carga horária de 24 horas.

Faça sua inscrição até 07/03/24

VAGAS LIMITADAS

programa
livro 2.png
cantoneira bolas.png
formação literária.png
para.png
escritores.png
malha bolas topo.png
bolas_roda_pé.png
Introdução aos gêneros

Introdução aos Gêneros Literários

De 01/04 a 29/07

Segundas-feiras – das 19h às 21h

O Sistema de gêneros e como ele se materializa/inscreve no discurso literário. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto; da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros dramáticos).

Ao término do semestre, os estudantes deverão ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes conceitos de literatura; reconhecer as particularidades do texto literário e de como a escritura se inscreve em um gênero; problematizar as interfaces entre cultura, sociedade e literatura e avaliar as características do sistema literário (autor – obra – leitor); reconhecer os recursos responsáveis pela criação de efeitos estéticos; oferecer opiniões e críticas construtivas sobre textos, baseando-se nos conceitos da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa; pensar a escrita literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.

METODOLOGIA

A base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.

CRONOGRAMA

Aula 1:  01/04 - Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O Direito à literatura, de Antonio Cândido. Textos literários: Cicatrizes, de Jarvis Masters, & Maralinga, de Oswaldo Camargo.


Aula 2: 08/04 - Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O A Literatura, de Antoine Compagnon. (in. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG. 2006).
Texto literário: Amor, de Clarice Lispector (In. Laços de Família).

Aula 3: 15/04 - Imagem, estranhamento, desautomatização (linguagem literária)

Leitura extra (Teoria): A arte como procedimento, de Victor Chklovski.

Texto literário: Absolutamente nada e outras histórias, de Robert Walser.

Aula 4: 22/04 - A criação literária

Leitura extra (Teoria): A criação literária, de Cristovão Tezza.

Texto literário: Uma página em branco & Cenários, de Sérgio Sant´Anna.

Aula 5: 29/04 - Teoria do drama/ nascimento da teoria literária

Teoria: Poética, de Aristóteles (trechos 1447 a – 1452 b)

Filme a ser discutido: 7 anos (2016), de Roger Grual (disponível na Netflix).

Aula 6: 06/05 - Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: Édipo tirano, de Sófocles.

Leitura extra (Teoria): O personagem: vontade, objetivo, obstáculos e conflitos, de Renata Pallotini (in. Dramaturgia. Construção do personagem).

 

13/05 - Não haverá aula nesta data.

Aula 7: 20/05 - Aplicação da teoria à obra literária

Texto Literário: Navalha na carne, de Plínio Marcos.

Aula 8: 27/05 - Teoria da poesia

Leitura extra (Teoria): O som no signo, de Alfredo Bosi.

Texto literário: poemas de Fabulário, de Ana Santos.

Aula 9: 03/06 - Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: João e Maria – uma dúplice coroa de sonetos fúnebres, de Leonardo Antunes.

Leitura extra (Teoria): O que é comunicação poética, de Décio Pignatari.

Aula 10: 10/06 - Teoria da prosa

Leitura extra (Teoria): A nova teoria do romance, de Leila Perrone[1]Moisés. (in. PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016).

Texto literário: Carta a D. História de amor, de André Gorz.

Aula 11: 17/06 - Aplicação da teoria à obra literária

Texto literário: A dócil, de Fiodor Dostoiévski.

Leitura extra (Teoria): Narrando, de James Wood.

Aula 12: 24/07 - A novela

Leitura extra (Teoria): A novela moderna, de Felipe Massaro.

Texto literário: A morte de Ivan Ilítch, de Lev Tolstói.

Aula 13: 01/07 - Conto

Leitura extra (Teoria): Aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores, de Julio Cortázar. (in. https://ciudadseva.com/texto/aspectos-del-cuento/) Ficção: Carta para uma senhorita em Paris & As babas do diabo, de Julio Cortázar. 

Para este encontro, sugere-se que a turma assista previamente ao filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni.

Aula 14: 08/07 - Conto

Leitura extra (Teoria): Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia; Ficção: Conservas, de Samantha Schweblin; Gato na chuva, de Ernest Hemingway; Um chá bem forte e três xícaras, de Lygia Fagundes Telles.

Aula 15: 15/07 - Desconstruindo modelos

Ficção: O mez da grippe, de Valêncio Xavier
 

22/07 Não haverá aula nesta data.

Aula 16: 29/07 - Aplicação da teoria à obra literária

Ficção: Formas de voltar para casa, de Alejandro Zambra.

Orientador:

Arthur Telló

Arthur Telló é formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.

Prática I

Prática Textual I

De abril a julho

Opções de práticas textuais:

De 03/04 e 24/07

Literatura para
Crianças e Jovens I

com Prof. Leo Cunha 

 

 

Segundas-feiras - das 16h30 às 18h30

Carga Horária: 32 horas

De 03/04 a 24/07

Poesia I

com Prof. Nuno Rau

 

Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30

Carga Horária:  32 horas

De  04/04 a 25/07

Romance I

com Prof. Marcelo Maluf

Quintas-feiras - das 19h às 21h

Carga Horária: 32 horas

De 02/04 a 23/07

Conto I

com Luís Roberto Amabile

Terças-feiras - das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 32 horas

Hist Leitura

Breve História da Leitura

De 07/08 a 25/09

Quartas-feiras – das 19h às 21h

Historiografia do livro e da leitura. A história cultural: aportes teóricos e metodológicos. Fontes impressas e orais. Contribuições de Roger Chartier, Robert Darnton e Michel de Certeau. Memórias de leitura.

PROGRAMA:

Aula 1 – História da leitura:  entre práticas e representações da leitura - contribuições de Roger Chartier.

Aula 2 – Práticas de leitura na história: estudo de casos. Como aprendemos a ler? Quais os mediadores fundamentais? Mediação: na família, na escola, na vida em sociedade.

Aula 3 – História do livro e da leitura: em busca de vestígios estranhos ao tempo presente - contribuições de Robert Darnton.

Aula 4 – Modos e práticas de leitura na história: leitura intensiva, leitura extensiva; leitura silenciosa, leitura coletiva.

 Aula 5 – História da leitura:  estratégias e táticas - contribuições de Michel de Certeau.

 Aula 6 – Memórias de leitura em escritas de si:  a infância leitora de Graciliano Ramos e outras infâncias.

Aula 7 – Memorial: conceitos, tipos, estilos. Narrar histórias com ênfase em nossas histórias de leitura.

Aula 8 – Memoriais de leitura:  participantes do curso compartilham suas histórias de leitura.

Orientadoras:

Em Breve

breve historia literatura

Breve História da Literatura Brasileira

De 09/10 a 04/12

Quartas-feiras –  das 19h às 21h

Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.

Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.

Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.

 

Programa do curso:

O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:

 

MÓDULO I - Uma literatura colonial

Uma visão da nova terra

Um certo Gregório de Matos

Da Arcádia às Cartas Chilenas

MÓDULO II -Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo

Nascimento: Romantismo.

Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.

Apropriação: Modernismo.

Orientadora:

MARLENE DE ARAUJO

Educadora. Seu instrumento? É a Literatura Brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.

É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.

Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.

Introduçã ao mercado

Introdução ao Mercado Editorial para Escritores

Dias 13 e 20/07

Aos sábados - Horário: de 10h às 15h

O curso apresenta os caminhos que um livro pode percorrer. O mercado editorial no Brasil ainda é conservador e as grandes editoras, em sua maioria, são empresas familiares. A boa notícia é que o mundo tem evoluído para um ambiente mais fácil para autores iniciantes e transformado as maneiras com que os livros são comercializados. Mas, ainda está longe de ser uma vida fácil. É necessário arregaçar as mangas e abraçar, sobretudo, o espaço digital. Números revelam um aumento das vendas em lojas virtuais, superando o resultado em livrarias físicas. E o digital é um lugar bem mais democrático, uma vez que garantir um lugar numa livraria física em que milhares de livros novos são lançados a cada mês no Brasil é extremamente desafiador. Há vida inteligente nas redes sociais e, acredite, ela pode ser usada a favor dos livros. E, o melhor, de todos os gêneros, da autoajuda à ficção. Investir em presença digital e o sentimento de comunidade é a ordem do dia!

Aula 1: Como publicar um livro e comercializá-lo. Entender como funciona uma editora, da aquisição à comercialização, e escolher qual a melhor casa para uma nova obra. Serão abordadas as principais livrarias do país, como funcionam, e os diversos formatos de um livro. Bem como as plataformas de publicação independente. Com o término da Bienal do Livro de 2023 no Rio de Janeiro, ressaltar o papel das feiras de todos os tamanhos na venda de livros. E, por fim, a importância da relação entre autores e editoras.

Aula 2: Os principais players digitais com destaque para a Amazon, que transformou a venda de livros no Brasil. A plataforma contém muitas oportunidades para fazer uma obra ser destacada. O programa de afiliação é um dos melhores do mercado e vamos entender o que é e como funciona. O importante papel das redes sociais e dos criadores de conteúdo, pagos ou orgânicos, na venda de livros. Entender os perfis das redes e em quais atuar. Acredite, o TikTok pode surpreender! Por fim, o investimento em eventos e treinamentos de vendas.

Orientador:

Em Breve

Mariana de Souza Lima é mineira de Belo Horizonte, há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, economista, ajudou a fundar uma pequena livraria no Jardim Botânico, bairro da zona sul carioca, onde permaneceu por 2 anos e comandou o setor de Marketing das editoras Sextante e Arqueiro por 18 anos.
PRATICA TXTUAL 2

Prática textual II

03/08 a 07/12

Opções de práticas textuais:

De 12/08 a 25/11

Poesia II

Prof. Afonso Henriques Neto

Segundas-feiras - das 19h às 21h

Carga Horária: 32 horas

De 08/08 a 12/12 

Romance II

com Prof. Marcelo Maluf

Quintas-feiras - das 19h às 21h 

Carga Horária: 32 horas

De 14/08 a 04/12

Conto II

com Prof. Luis Roberto Amabile

Terças-feiras - das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 32 horas

De 14/08 a 27/11

Literatura para crianças
e jovens II

com Prof. Leo Cunha

Segundas-feiras - das 19h às 21h 

Carga Horária: 32 horas

 

Crônica

(mais informações em breve)

cursos eletivos

Cursos Eletivos

Março a Dezembro/2023

De 08/04 a 29/07

Escrita Criativa

Segundas-feiras - das 16:30h às 18:30h

Carga Horária: 32 horas

De 06/05 a 27/05

Metáforas do conhecimento em Borges, Eco E Calvino

Prof. Marcio Silveira Lemgruber

Segundas-feiras - das 19 às 21h

Carga Horária: 08 horas

De 11/04 a 06/06

Caminhar, Olhar, Sentir
- e Escrever!

Prof. José Castello

Quintas -feiras –  das 19h às 21h

Carga Horária: 16 horas

De 03/04 a 24/07

Introdução à Ilíada

Prof. Carlinda Pate Nuñes

 

Quartas-feiras - das 19h às 21h

Carga Horária: 32 horas

De 04/04 a 09/05

As seis propostas de Ítalo Calvino 

Prof. Bráulio Tavares

Quintas-feiras - das 19h às 21h

Carga Horária: 12 horas

inscrição

Investimento:

12 parcelas de R$ 409,00
(total R$ 4.908,00)

Prazos:

Inscrição: 25/01 a 07/03/24

Período de Formação: 01/04/24 a 28/02/25

Como se inscrever?

Prancheta 23 cópia 2.png

Preencha o formulário de inscrição

Prancheta 23 cópia 4.png

Efetuar o pagamento

Prancheta 23 cópia 5.png

Enviar o formulário de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail: 
iel@estacaodasletras.com.br

Bolsas de estudo

Serão destinadas duas bolsas de estudos integrais, patrocinadas pela Rede de Amigos do IEL, para interessados(as) com nível médio completo e que comprovem não dispor dos recursos financeiros necessários ao pagamento da Formação Literária.

  • Prazo para solicitação da bolsa de estudo: De 1º a 29/2/24

  • Divulgação do resultado por e-mail: 29/03/24

  • Para acessar o formulário de seleção das bolsas,

  • Enviar o formulário assinado para: iel@estacaodasletras.com.br

Certificado

Ao término do curso, o aluno / a aluna, que obtiver presença em 75% das aulas e aproveitamento atestado pelos professores, receberá um certificado de participação na Formação Literária para Escritores, do Instituto Estação das Letras, assinado pela Diretora Suzana Vargas.

bottom of page