Conheça o programa
1º semestre
2º semestre
Caso tenha interesse em fazer um dos cursos acima de maneira individual fora das Formações, clique aqui!









História do Livro e da Leitura
De 15/03 a 03/05/23
Quartas-feiras – das 19h às 21h
Esse curso tem como tema central a indústria do livro e o mercado editorial brasileiro, seu desenvolvimento histórico e seu papel social, enfatizando a questão dos escritos e impressos como instrumentos de cultura, civilização e identidade nacional. Esse curso também discute conceitos relativos à nova história social do livro e do impresso, assim como dos procedimentos metodológicos que lhe são atrelados; oferecendo também, como campo de discussão, exemplos recentes de estudos brasileiros neste recorte temático.
Programa:
1. História do livro: um panorama
2. Leituras possíveis: uma perspectiva histórica
3. O livro no Brasil – breve história de grandes editoras
4. Censura a livros no Brasil
5. Livros e outros meios de comunicação
6. A nova história social do livro e da leitura
7. Pesquisas brasileiras sobre adaptação literárias
8. Pesquisas atuais sobre casas editoriais brasileiras
Orientadoras:
SANDRA REIMÃO
Professora da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Publicou, entre outros, os livros: Mercado Editorial Brasileiro (São Paulo: ECA-USP, 2ª ed., 2018) e Repressão e resistência - censura a livros na ditadura militar (São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2ª ed., 2019). Atua principalmente nos seguintes temas: editoração, livros, mercado editorial brasileiro e censura a livros.
MANUELA REALE
Doutoranda em Comunicação na USP, bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com período complementar na Universidade de Roehampton, em Londres. Temas de pesquisa: leitura e divulgação científica.
Caso tenha interesse em fazer este curso de maneira individual fora das Formações, clique aqui!
Breve História da Literatura Brasileira
De 10/05 a 28/06
Quartas-feiras – das 19h às 21h
Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.
Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.
Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.
Programa:
O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:
I. Uma literatura colonial
· Uma visão da nova terra
· Um certo Gregório de Matos
· Da Arcádia às Cartas Chilenas
II. Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo
· Nascimento: Romantismo.
· Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.
· Apropriação: Modernismo.
Orientadora:
MARLENE DE ARAUJO
Educadora. Seu instrumento? É a Literatura Brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.
É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.
Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.
Caso tenha interesse em fazer este curso de maneira individual fora das Formações, clique aqui!
Prática textual I
De 13/03 e 06/07
Opções de práticas textuais:
Introdução aos gêneros literários
De 14/08 a 27/11
Segundas-feiras – das 19h às 21h
O Sistema de gêneros e como ele se materializa no discurso literário. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto, crônica); da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros).
Ao término do semestre, os estudantes deverão ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes conceitos de literatura; reconhecer as particularidades do texto literário; problematizar as interfaces entre cultura, sociedade e literatura e avaliar as características do sistema literário (autor – obra – leitor); reconhecer os recursos responsáveis pela criação de efeitos estéticos; oferecer opiniões e críticas construtivas sobre textos, baseando-se nos conceitos da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa; pensar a escrita literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.
METODOLOGIA
A base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.
CRONOGRAMA
Aula 1: 15/08 - Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O que é literatura?, de Terry Eagleton.
Texto literário: Amor, de Clarice Lispector (In. Laços de Família).
Aula 2: 22/08 - Imagem, estranhamento, desautomatização (linguagem literária)
Leitura extra (Teoria): A arte como procedimento, de Victor Chlovski.
Texto literário: Absolutamente nada e outras histórias, de Robert Walser.
Aula 3: 29/08 - A criação literária
Leitura extra (Teoria): A criação literária, de Cristovão Tezza.
Texto literário: Uma página em branco & Cenários, de Sérgio Sant´Anna.
Aula 4: 05/09 - Teoria do drama/ nascimento da teoria literária
Teoria: Poética, de Aristóteles (trechos 1447 a – 1452 b)
Filme a ser discutido: 7 anos (2016), de Roger Grual (disponível na Netflix).
Aula 5: 12/09 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: Édipo tirano, de Sófocles.
Leitura extra (Teoria): O personagem: vontade, objetivo, obstáculos e conflitos, de Renata Pallotini (in. Dramaturgia. Construção do personagem).
Aula 6: 19/09 - Teoria da poesia
Leitura extra (Teoria): O som no signo, de Alfredo Bosi.
Texto literário: poemas de Fabulário, de Ana Santos.
Aula 7: 26/09 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: João e Maria – uma dúplice coroa de sonetos fúnebres, de Leonardo Antunes.
Leitura extra (Teoria): O que é comunicação poética, de Décio Pignatari.
Aula 8: 03/10 - Teoria da prosa
Leitura extra (Teoria): A nova teoria do romance, de Leila Perrone-Moisés.
(in. PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016).
Texto literário: Deixe comigo, de Mario Levrero.
Aula 9: 10/10 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: O lugar, de Annie Ernaux.
Leitura extra (Teoria): Narrando, de James Wood.
Aula 10: 17/10 - Crônica
Leitura extra (Teoria): A vida ao rés-do-chão, de Antonio Cândido.
Textos: Crônicas do livro antes não era tarde, de Pedro Gonzaga.
Aula 11: 24/10 - Crônica
Leitura extra (Teoria): Fragmentos sobre a crônica, de Davi Arriguci;
Textos: A anticrônica, de Amilcar Bettega;
A vida que ninguém vê, de Eliane Brum.
Aula 12: 31/10 - Conto
Leitura extra (Teoria): Estrutura e morfologia do conto, de Mempo Giardinelli;
Ficção: A casa de açúcar e A oração, de Silvina Ocampo.
Aula 13: 07/11 - Conto
Leitura extra (Teoria): Aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores, de Julio Cortázar.
(in. https://ciudadseva.com/texto/aspectos-del-cuento/)
Ficção: Carta para uma senhorita em Paris e As babas do diabo, de Julio Cortázar.
· Para este encontro, sugere-se que a turma assista previamente ao filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni.
Aula 14: 14/11 - Conto
Leitura extra (Teoria): Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia;
Ficção: Conservas, de Samantha Schweblin;
Gato na chuva, de Ernest Hemingway;
Um chá bem forte e três xícaras, de Lygia Fagundes Telles.
Aula 15: 21/11 - Desconstruindo modelos
Ficção: O mez da grippe, de Valêncio Xavier
Aula 16: 28/11 - Revisão linguística (estudo de clichês; uso indevido de adjetivos e advérbios; desvios gramaticais)
Leitura extra (Teoria): A caixa de ferramentas, de Stephen King;
Questões gramaticais, de Lydia Davis.
Orientador:
Arthur Telló
Arthur Telló é formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.
Caso tenha interesse em fazer este curso de maneira individual fora das Formações, clique aqui!
Introdução ao Mercado Editorial para Escritores
Em definição
Aos sábados - Horário: de 10h a 15h
Uma das recorrentes reclamações de autores e escritores é a de que o mercado editorial é fechado, que as editoras não tem a visão necessária para publicar os seus trabalhos ou que mal consegue acesso às pessoas que tomariam essas decisões. E, se já estão publicados, talvez não entendam perfeitamente o que leva a empresa às decisões que toma.
A ideia desse curso para autores é desmistificar o universo por trás das editoras. Explicar com exemplos práticos e vivências quais são os fatores que fazem com que uma casa editorial possa ter interesse em seu livros e, ainda mais, caso tenha quais são os mecanismos que levam às decisões estratégicas dentro da empresa.
Também vamos pensar como inverter essa relação, a partir do momento que sabemos quais os critérios, como usar esse conhecimento a favor do escritor. E também quais são os caminhos que existem para esse fim, incluindo o universo de agenciamento literário.
Por fim vamos conversar sobre formas alternativas de publicação, e investigar os projetos dos alunos, através de um método de amostragem, e imaginar quais seriam bons passos para que aquele projeto consiga chegar às livrarias e às mãos dos leitores.
Programa:
Aula 1: Entendendo as editoras
O que faz com que cada casa editorial tome suas decisões e quais são os números, valores e ideias que estão por trás das respostas oficiais. Veremos uma análise de viabilidade de publicação, quantidades e valores de lucro e custo de projetos editoriais.
Aula 2: Chegando ao leitor
O mercado tradicional é apenas uma das formas de chegar ao leitor final, também existem caminhos como a autopublicação e o conteúdo disposto nas redes sociais Nessa segunda aula exploraremos essas possibilidades, como funcionam e quais são as estratégias que os autores podem usar e como adaptar seus projetos para essas outras possibilidades.
Orientador:
EM BREVE
Em breve
Caso tenha interesse em fazer este curso de maneira individual fora das Formações, clique aqui!
Cursos Eletivos
Março a Dezembro/2023
Prática textual II
03/08 a 07/12
Opções de práticas textuais:
Investimento:
12 parcelas de R$ 386,00 no cartão de crédito ou à vista com 5% de desconto
Prazos:
Inscrição: 25/01 a 03/03
Período de Formação: 13/03 a 07/12
Como se inscrever?

Preencher o formulário com suas informações

Efetuar o pagamento

Enviar o comprovante para o e-mail: