banner_curso_formacao_escritores_IEL_1920x800_01.jpg

Conheça o programa

1º semestre

09/03 a 27/04

História do Livro

e da Leitura 

Profa. Sandra Reimão e Manuella Reale

 

4as. feiras – das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 16 horas

04/05 a 22/06

Breve História da Literatura Brasileira

Profa. Marlene de Araújo

 

4as. Feiras – das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 16 horas

07/03 a 21/06

Prática Textual I

Curso à escolha do aluno, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 32 horas

2º semestre

15/08 a 28/11

Introdução aos
gêneros literários

Prof. Gilberto Araújo

2as. Feiras – das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 32 horas

16/08 a 29/11

Prática Textual II

Curso à escolha do aluno, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 32 horas

07 e 14/05 ou  01 e 08/10

Introdução ao Mercado Editorial para Escritores

Prof. Daniel Lameira

Aos sábados - 10h às 15h - Carga Horária: 08 horas

Este curso é obrigatório e poderá ser feito ou no 1º semestre, dias 07 e 14/05, ou no 2º semestre, dias 01 e 08/10,  à escolha do aluno.

Cursos eletivos

Março a Dezembro/2022

Curso à escolha do aluno, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 24 horas

Faça sua inscrição até 24/02

VAGAS LIMITADAS

 

História do Livro e da Leitura

09/03 a 27/04 

4as. feiras – das 19h30 às 21h30

Esse curso tem como tema central a indústria do livro e o mercado editorial brasileiro, seu desenvolvimento histórico e seu papel social, enfatizando a questão dos escritos e impressos como instrumentos de cultura, civilização e identidade nacional. Esse curso também discute conceitos relativos à nova história social do livro e do impresso, assim como dos procedimentos metodológicos que lhe são atrelados; oferecendo também, como campo de discussão, exemplos recentes de estudos brasileiros neste recorte temático. 

 

Programa:

1.       História do livro: um panorama

2.       Leituras possíveis: uma perspectiva histórica

3.       O livro no Brasil – breve história de grandes editoras

4.       Censura a livros no Brasil

5.       Livros e outros meios de comunicação

6.       A nova história social do livro e da leitura

7.       Pesquisas brasileiras sobre adaptação literárias

8.       Pesquisas atuais sobre casas editoriais brasileiras

Orientadoras:

SANDRA REIMÃO

Professora da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Publicou, entre outros, os livros: Mercado Editorial Brasileiro (São Paulo: ECA-USP, 2ª ed., 2018) e  Repressão e resistência - censura a livros na ditadura militar (São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2ª ed., 2019). Atua principalmente nos seguintes temas: editoração, livros, mercado editorial brasileiro e censura a livros.

MANUELA REALE

Doutoranda em Comunicação na USP, bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com período complementar na Universidade de Roehampton, em Londres. Temas de pesquisa: leitura e divulgação científica.

 

Breve História da Literatura Brasileira

04/05 a 22/06 

4as. feiras – das 19h30 às 21h30

Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.

Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.

Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.

Programa:

O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:

 I. Uma literatura colonial

·       Uma visão da nova terra

·       Um certo Gregório de Matos

·       Da Arcádia às Cartas Chilenas

 

II. Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo

·       Nascimento: Romantismo.

·       Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.

·       Apropriação: Modernismo.

Orientadora:

MARLENE DE ARAUJO

Educadora. Seu instrumento? É a Literatura Brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.

É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.

Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.

 

Prática textual I

07/03 a 21/06 

Opções de práticas textuais:

07/03 a 20/06

Escrita Criativa

Profa. Valeska de Assis 

 

 

2as. feiras – 16h30 às 18h30

C.H. 32 horas

07/03 a 20/06

Poesia I

Prof. Jorge 

 


2as. feiras -  19h30 as 21h30

C.H. 32 horas

17/3 a 14/7

Romance I

Profa. Claudia Lage


4as feiras – 19h30 as 21h30

C.H. 32 horas

10/03 a 07/07

Conto I

Prof. Juva batella


5as. feiras - 19h30 as 21h30

C.H. 32 horas

10/03 a 07/07

Crônica I

Prof. Felipe Pena

 


5as. feiras – 20h às 22h

C.H. 32 horas

07/03 a 20/06

Literatura para crianças

e jovens I

Profa. Márcia Cristina Silva

2as. feiras – 19h as 21h

C.H. 32 horas

 

Introdução aos gêneros literários

15/08 a 28/11

3as. feiras – das 19h30 às 21h30

Partindo da categorização dos gêneros literários proposta por Aristóteles até abordagens mais contemporâneas, o curso objetiva apresentar e problematizar, panoramicamente, a caracterização e o histórico dos principais gêneros literários (romance, conto, crônica, novela, poema, peça de teatro etc.). Embora em menor grau, também pretende debater o surgimento de formas híbridas (como o poema em prosa em prosa) e outros modos de escrever que questionam a própria ideia de gênero literário. Para tanto, estará principalmente embasado na leitura de textos literários, associados a uma seleta bibliográfica de natureza crítico-teórica.

Programa:

  • Conceituação de gênero literário: origens e problematização;

  • Estudo do gênero lírico: estudo do poema e seu aparato técnico (rima, métrica, ritmo etc.);

  •  Estudo de gêneros narrativos: teorias e breve histórico do romance, conto, novela e crônica;

  • Estudo de gêneros dramáticos: conceituação e leitura de tragédias e comédias, dentre outros;

  • Formas híbridas: apresentação de gêneros experimentais como poema em prosa, prosa poética, antipoema etc.

Orientador:

GILBERTO ARAÚJO

Professor de Literatura Brasileira na UFRJ, instituição por onde também é Doutor em Letras Vernáculas. É pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, tendo anteriormente desenvolvido pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras. Já palestrou e publicou ensaios em diversas institucionais brasileiras e estrangeiras, bem como coordenou a reedição de autores brasileiros, majoritariamente do século XIX. É autor de Literatura brasileira: pontos de fuga (2014), Júlio Ribeiro (2011), Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), entre outros.  

 

Introdução ao Mercado Editorial para Escritores

07 e 14/05 ou 01 e 08/10

Aos sábados - das 10h às 15h

Uma das recorrentes reclamações de autores e escritores é a de que o mercado editorial é fechado, que as editoras não tem a visão necessária para publicar os seus trabalhos ou que mal consegue acesso às pessoas que tomariam essas decisões. E, se já estão publicados, talvez não entendam perfeitamente o que leva a empresa às decisões que toma.


A ideia desse curso para autores é desmistificar o universo por trás das editoras. Explicar com exemplos práticos e vivências quais são os fatores que fazem com que uma casa editorial possa ter interesse em seu livros e, ainda mais, caso tenha quais são os mecanismos que levam às decisões estratégicas dentro da empresa.


Também vamos pensar como inverter essa relação, a partir do momento que sabemos quais os critérios, como usar esse conhecimento a favor do escritor. E também quais são os caminhos que existem para esse fim, incluindo o universo de agenciamento literário. 


Por fim vamos conversar sobre formas alternativas de publicação, e investigar os projetos dos alunos, através de um método de amostragem, e imaginar quais seriam bons passos para que aquele projeto consiga chegar às livrarias e às mãos dos leitores.

Programa:

Aula 1:  Entendendo as editoras
O que faz com que cada casa editorial tome suas decisões e quais são os números, valores e ideias que estão por trás das respostas oficiais. Veremos uma análise de viabilidade de publicação, quantidades e valores de lucro e custo de projetos editoriais. 


Aula 2: Chegando ao leitor
O mercado tradicional é apenas uma das formas de chegar ao leitor final, também existem caminhos como a autopublicação e o conteúdo disposto nas redes sociais Nessa segunda aula exploraremos essas possibilidades, como funcionam e quais são as estratégias que os autores podem usar e como adaptar seus projetos para essas outras possibilidades.

Orientador:

DANIEL LAMEIRA

Trabalha no mercado editorial há 15 anos. É cofundador e publisher da Antofágica e editor da Aleph. Foi editor de aquisição e gerente de marketing de influência na Intrínseca, trabalhou na área editorial e foi gestor de marca da LeYa, além de outras experiências na Novo Século, FNAC e Livraria da Vila. Atualmente também trabalha como consultor para marcas como TAG, Boutique Filmes e Contexto.

 

Cursos Eletivos

Março a Dezembro/2022

10/03 a 24/03

A leitura do Poema

Prof. Antônio Carlos Secchin

 

5as. feiras das 19h às 21h

C.H. 06 horas

 02/05 a 20/06

O conto contemporâneo

Profa. Cintia Moscovich

2as. feiras das 19h30 às 21h30

C.H. 16 horas

08/03 a 21/06

As obras primas

que poucos leram - 

Grande Sertão: Veredas

Prof. Cristiano Motta Mendes

3as. feiras das 16h30 às 18h30

C.H. 32 horas

06/04 a 22/06

Memória e Escrita

 4.as feiras das 16h30 às 18h30

C.H. 16 horas

06/04 a 22/06

Clássicos da literatura para crianças e jovens: (Re)Lendo Lobato

Profa. Antonella Cattinari

6as feiras das 16h30 às 18h30

C.H. 24 horas

 

Prática textual II

07/03 a 21/06 

Opções de práticas textuais:

15/08 a 28/11

Poesia II

Prof. Nuno Rau

 


2as. feiras -  19h as 21h

C.H. 32 horas

03/08 a 07/12

Romance II

Em breve


4as feiras – 19h as 21h

C.H. 32 horas

03/08 a 07/12

Conto II

Prof. João Paulo Vaz

2as. feiras - 19h as 21h

C.H. 32 horas

11/08 a 24/11

Crônica II

Prof. José Castello


4as. feiras - 19h as 21h

C.H. 24 horas

06/05 a 24/06

Literatura para crianças

e jovens II

Em breve

2as. feiras – 19h as 21h

C.H. 16 horas

 

Investimento:

De: R$ 6.624,00 - Por: R$ 5.299,20

Formas de Pagamento:

10 parcelas de R$ 529,92 

ou R$ 5.034,24 à vista

Prazos:

 

Inscrição: 17/1 a 24/2/22

Início das aulas (1º Semestre): 7/3/22

Término das aulas (1º Semestre): 24/6/22

Como se inscrever?

Prancheta 23 cópia 2.png

Preencher o formulário com suas informações

Prancheta 23 cópia 4.png

Efetuar o pagamento

Prancheta 23 cópia 5.png

Enviar o comprovante para o e-mail:

iel@estacaodasletras.com.br