banner_curso_formacao_mediadores-leitura_IEL_1920x800_01.png

Conheça o programa

1º semestre

09/03 a 27/04

História do Livro

e da Leitura 

Profa. Sandra Reimão e Manuella Reale

 

Quartas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Carga horária: 16 horas

04/05 a 22/06

Breve História da Literatura Brasileira

Profa. Marlene de Araújo

 

Quartas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Carga horária: 16 horas

08/03 a 28/06

Rodas de Leitura:

teoria e prática

Profas. Suzana Vargas e Vânia Salek

Terças-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Carga horária: 32 horas

2º semestre

15/08 a 28/11

Introdução aos
gêneros literários

Prof. Gilberto Araújo

Segundas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Carga horária: 32 horas

09/08 a 22/11

Rodas de Leitura:

teoria e prática

Profas. Suzana Vargas e Vânia Salek

Terças-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Carga horária: 32 horas

Cursos eletivos

Março/22 a Fevereiro/23

Curso à escolha do aluno, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 32 horas

Faça sua inscrição até 24/02

 

História do Livro e da Leitura

09/03 a 27/04 

Quartas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Esse curso tem como tema central a indústria do livro e o mercado editorial brasileiro, seu desenvolvimento histórico e seu papel social, enfatizando a questão dos escritos e impressos como instrumentos de cultura, civilização e identidade nacional. Esse curso também discute conceitos relativos à nova história social do livro e do impresso, assim como dos procedimentos metodológicos que lhe são atrelados; oferecendo também, como campo de discussão, exemplos recentes de estudos brasileiros neste recorte temático. 

 

Programa:

1.       História do livro: um panorama

2.       Leituras possíveis: uma perspectiva histórica

3.       O livro no Brasil – breve história de grandes editoras

4.       Censura a livros no Brasil

5.       Livros e outros meios de comunicação

6.       A nova história social do livro e da leitura

7.       Pesquisas brasileiras sobre adaptação literárias

8.       Pesquisas atuais sobre casas editoriais brasileiras

Orientadoras:

SANDRA REIMÃO

Professora da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Publicou, entre outros, os livros: Mercado Editorial Brasileiro (São Paulo: ECA-USP, 2ª ed., 2018) e  Repressão e resistência - censura a livros na ditadura militar (São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2ª ed., 2019). Atua principalmente nos seguintes temas: editoração, livros, mercado editorial brasileiro e censura a livros.

MANUELA REALE

Doutoranda em Comunicação na USP, bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com período complementar na Universidade de Roehampton, em Londres. Temas de pesquisa: leitura e divulgação científica.

 

Breve História da Literatura Brasileira

04/05 a 22/06 

Quartas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.

Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.

Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.

Programa:

O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:

 I. Uma literatura colonial

·       Uma visão da nova terra

·       Um certo Gregório de Matos

·       Da Arcádia às Cartas Chilenas

 

II. Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo

·       Nascimento: Romantismo.

·       Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.

·       Apropriação: Modernismo.

Orientadora:

MARLENE DE ARAUJO

Educadora. Seu instrumento? É a Literatura Brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.

É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.

Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.

 

De 08/03 a 22/11 (intervalo de 05/07 a 02/08) 

Terças-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Rodas de Leitura: teoria e prática

O curso divide-se em três módulos e possui natureza teórico-prática. Desenvolve metodologia inédita voltada à prática de Rodas de Leitura em salas de aulas, bibliotecas e espaços diversos. Da escolha dos textos à sua abordagem inicial, passando pelo perfil dos mediadores e sua comunicação com os diversos tipos de público, as aulas mesclam leitura, teoria e prática. Conceito de literatura, leitura e gêneros literários fazem parte deste trabalho, que deseja ser uma vivência orientada para que os textos lidos em grupo sejam explorados em sua integralidade.


Módulo I 
No primeiro semestre, o módulo será desenvolvido através de leituras e rodas de leitura realizadas pelas orientadoras do curso, a fim de que os alunos tenham acesso às noções básicas e específicas desse tipo de atividade. O embasamento teórico será sempre adquirido através de muita prática. Neste primeiro módulo, o foco será a apresentação dos conceitos fundamentais para o trabalho com literatura em grupo ou em sala de aula.


Módulo II
O segundo módulo do curso, a ser realizado nos meses de agosto e setembro, tem natureza essencialmente prática. Nele, os alunos apresentarão as Rodas de Leitura, sob a avaliação constante das orientadoras e dos próprios colegas, corrigindo rotas, apontando acertos, eventuais problemas e inadequações.


Módulo III 
No último módulo do curso, nos meses outubro e novembro, os alunos farão apresentações públicas para a comunidade leitora, com a supervisão das orientadoras. As apresentações podem ser virtuais e/ou presenciais, em locais onde o IEL já desenvolve trabalhos de leitura.

Programa:

  • O que é ler? O que chamamos de leitura literária realizada em grupo, seus pressupostos e significados; 

  • Noções de gênero e de estilo / estratégias e conceitos;

  • O que ler, como ler, quando ler e com quem ler? Escolhas de textos e sua adequação/ Fatores que devemos levar em conta quando vamos ler em grupo / As circunstâncias, as escolhas de autores e locais/ Processos / Planejamento de uma Roda de Leitura/ Elementos e fatores essenciais / Ler não é ouvir;

  • Processos intelectuais envolvidos no ato da leitura ;

  • Autores e obras;

  • Tipos diferenciados de público e adequação do trabalho;

  • Avaliação final individual.

Orientadoras:

SUZANA VARGAS

Escritora, autora de poesia, literatura infantil e juvenil  e ensaios .Mestre em teoria Literária pela UFRJ, especialista em leitura. Desenvolveu desde os anos 90 um método inédito de trabalho com  Rodas de Leitura em diversos espaços culturais que é hoje adotado em programas de leitura pelo país  e motivo de teses de mestrado e doutorado. Criou e coordena o Instituto Estação das Letras.

VANIA SALEK

 Formada em Letras pela UFRJ. Dirigiu e coordenou a Creche Garatuja durante 30 anos. Atualmente participa do grupo de escrita coletiva Letra Falante, com foco na literatura para crianças.

 

Introdução aos gêneros literários

15/08 a 28/11

Segundas-feiras – Horário: de 19h30 a 21h30

Partindo da categorização dos gêneros literários proposta por Aristóteles até abordagens mais contemporâneas, o curso objetiva apresentar e problematizar, panoramicamente, a caracterização e o histórico dos principais gêneros literários (romance, conto, crônica, novela, poema, peça de teatro etc.). Embora em menor grau, também pretende debater o surgimento de formas híbridas (como o poema em prosa em prosa) e outros modos de escrever que questionam a própria ideia de gênero literário. Para tanto, estará principalmente embasado na leitura de textos literários, associados a uma seleta bibliográfica de natureza crítico-teórica.

Programa:

  • Conceituação de gênero literário: origens e problematização;

  • Estudo do gênero lírico: estudo do poema e seu aparato técnico (rima, métrica, ritmo etc.);

  •  Estudo de gêneros narrativos: teorias e breve histórico do romance, conto, novela e crônica;

  • Estudo de gêneros dramáticos: conceituação e leitura de tragédias e comédias, dentre outros;

  • Formas híbridas: apresentação de gêneros experimentais como poema em prosa, prosa poética, antipoema etc.

Orientador:

GILBERTO ARAÚJO

Professor de Literatura Brasileira na UFRJ, instituição por onde também é Doutor em Letras Vernáculas. É pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, tendo anteriormente desenvolvido pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras. Já palestrou e publicou ensaios em diversas institucionais brasileiras e estrangeiras, bem como coordenou a reedição de autores brasileiros, majoritariamente do século XIX. É autor de Literatura brasileira: pontos de fuga (2014), Júlio Ribeiro (2011), Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), entre outros.  

 

Cursos Eletivos

Março a Dezembro/2022

24/03 a 07/04

A leitura do Poema

Prof. Antônio Carlos Secchin

 

Quintas-feiras - Horário: de 19h a 21h

Carga Horária: 06 horas

 02/05 a 20/06

O conto contemporâneo

Profa. Cintia Moscovich

Segundas-feiras - Horário: de19h30 a 21h30

Carga Horária: 16 horas

06/04 a 22/06

Memória e Escrita

Profa. Silvia Carvão

Quartas-feiras - Horário: de16h30 a 18h30

Carga Horária: 24 horas

06/05 a 24/06

Clássicos da literatura para crianças e jovens: (Re)Lendo Lobato

Profa. Antonella Cattinari

Sextas-feiras - Horário: de16h30 a 18h30

Carga Horária: 16 horas

 

Prazos:

Inscrição: 17/1 a 24/2/22

Início das aulas (1º Semestre): 7/3/22

Término das aulas (1º Semestre): 24/6/22

Investimento:

12 parcelas de R$ 345,33

ou à vista com 5% de desconto

Como se inscrever?

Prancheta 23 cópia 2.png

Preencher o formulário com suas informações

Prancheta 23 cópia 4.png

Efetuar o pagamento

Prancheta 23 cópia 5.png

Enviar o comprovante para o e-mail:

iel@estacaodasletras.com.br