Formação Literária para Mediadores de Leitura 2024/2025
1º semestre
2º semestre
Introdução aos Gêneros Literários
01/04 a 29/07
Segundas-feiras – Horário: das 19h a 21h
O Sistema de gêneros e como ele se materializa/inscreve no discurso literário. A forma e o conteúdo dos textos de literatura (expressão e tema). Diferenças e similaridades entre gêneros dos campos narrativo, dramático e lírico. Especificidades da leitura e da criação literária. Questões de composição da narrativa (romance, novela, conto; da poesia (versos metrificados e versos livres) e do teatro (tragédia, comédia e demais subgêneros dramáticos).
Ao término do semestre, os estudantes deverão ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes conceitos de literatura; reconhecer as particularidades do texto literário e de como a escritura se inscreve em um gênero; problematizar as interfaces entre cultura, sociedade e literatura e avaliar as características do sistema literário (autor – obra – leitor); reconhecer os recursos responsáveis pela criação de efeitos estéticos; oferecer opiniões e críticas construtivas sobre textos, baseando-se nos conceitos da Teoria da Literatura e da Escrita Criativa; pensar a escrita literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.
METODOLOGIA
A base metodológica consiste em aulas dialogadas; leitura prévia dos textos literários escolhidos para cada encontro (o texto teórico é de leitura opcional por parte do estudante); discussão sobre o conteúdo dos textos; seminários; atividades de pesquisa etc.
CRONOGRAMA
Aula 1: 01/04 - Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O Direito à literatura, de Antonio Cândido. Textos literários: Cicatrizes, de Jarvis Masters, & Maralinga, de Oswaldo Camargo.
Aula 2: 08/04 - Apresentação: o que é literatura?
Leitura extra (Teoria): O A Literatura, de Antoine Compagnon. (in. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG. 2006).
Texto literário: Amor, de Clarice Lispector (In. Laços de Família).
Aula 3: 15/04 - Imagem, estranhamento, desautomatização (linguagem literária)
Leitura extra (Teoria): A arte como procedimento, de Victor Chklovski.
Texto literário: Absolutamente nada e outras histórias, de Robert Walser.
Aula 4: 22/04 - A criação literária
Leitura extra (Teoria): A criação literária, de Cristovão Tezza.
Texto literário: Uma página em branco & Cenários, de Sérgio Sant´Anna.
Aula 5: 29/04 - Teoria do drama/ nascimento da teoria literária
Teoria: Poética, de Aristóteles (trechos 1447 a – 1452 b)
Filme a ser discutido: 7 anos (2016), de Roger Grual (disponível na Netflix).
Aula 6: 06/05 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: Édipo tirano, de Sófocles.
Leitura extra (Teoria): O personagem: vontade, objetivo, obstáculos e conflitos, de Renata Pallotini (in. Dramaturgia. Construção do personagem).
13/05 - Não haverá aula nesta data.
Aula 7: 20/05 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto Literário: Navalha na carne, de Plínio Marcos.
Aula 8: 27/05 - Teoria da poesia
Leitura extra (Teoria): O som no signo, de Alfredo Bosi.
Texto literário: poemas de Fabulário, de Ana Santos.
Aula 9: 03/06 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: João e Maria – uma dúplice coroa de sonetos fúnebres, de Leonardo Antunes.
Leitura extra (Teoria): O que é comunicação poética, de Décio Pignatari.
Aula 10: 10/06 - Teoria da prosa
Leitura extra (Teoria): A nova teoria do romance, de Leila Perrone[1]Moisés. (in. PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. SP: Cia. das Letras. 2016).
Texto literário: Carta a D. História de amor, de André Gorz.
Aula 11: 17/06 - Aplicação da teoria à obra literária
Texto literário: A dócil, de Fiodor Dostoiévski.
Leitura extra (Teoria): Narrando, de James Wood.
Aula 12: 24/07 - A novela
Leitura extra (Teoria): A novela moderna, de Felipe Massaro.
Texto literário: A morte de Ivan Ilítch, de Lev Tolstói.
Aula 13: 01/07 - Conto
Leitura extra (Teoria): Aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores, de Julio Cortázar. (in. https://ciudadseva.com/texto/aspectos-del-cuento/) Ficção: Carta para uma senhorita em Paris & As babas do diabo, de Julio Cortázar.
Para este encontro, sugere-se que a turma assista previamente ao filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni.
Aula 14: 08/07 - Conto
Leitura extra (Teoria): Teses sobre o conto, de Ricardo Piglia; Ficção: Conservas, de Samantha Schweblin; Gato na chuva, de Ernest Hemingway; Um chá bem forte e três xícaras, de Lygia Fagundes Telles.
Aula 15: 15/07 - Desconstruindo modelos
Ficção: O mez da grippe, de Valêncio Xavier
22/07 Não haverá aula nesta data.
Aula 16: 29/07 - Aplicação da teoria à obra literária
Ficção: Formas de voltar para casa, de Alejandro Zambra.
Orientador:
ARTHUR TELLÓ
Arthur Telló é formado em Letras Português/Latim pela UFRGS. Tem mestrado em Escrita Criativa pela PUCRS, onde, desde 2016, atua como professor da Escola de Humanidades, com ênfase nos cursos de Letras e Escrita Criativa. É doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS e é docente da especialização em Escrita Criativa da UNICAP, ministrando a disciplina de Contos e narrativas breves. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria romance com o livro “O tríptico de Elisa”. Em 2019 publicou a obra de contos “Os cadernos de solidão de Mario Lavale”, que foi finalista do prêmio Açorianos em 2020.
Rodas de Leitura: Teoria e Prática
1º Semestre: de 02/04 a 23/07 (Não haverá aula em 23/04 – feriado)
2º Semestre: de 13/08 a 26/11
Terças-feiras – das 19h às 21h
O curso divide-se em três módulos e possui natureza teórico-prática. Desenvolve metodologia inédita voltada à prática de Rodas de Leitura em salas de aulas, bibliotecas e espaços diversos. Da escolha dos textos à sua abordagem inicial, passando pelo perfil dos mediadores e sua comunicação com os diversos tipos de público, as aulas mesclam leitura, teoria e prática. Conceito de literatura, leitura e gêneros literários fazem parte deste trabalho, que deseja ser uma vivência orientada para que os textos lidos em grupo sejam explorados em sua integralidade.
Módulo I
No primeiro semestre, o módulo será desenvolvido através de leituras e rodas de leitura realizadas pelas orientadoras do curso, a fim de que os alunos tenham acesso às noções básicas e específicas desse tipo de atividade. O embasamento teórico será sempre adquirido através de muita prática. Neste primeiro módulo, o foco será a apresentação dos conceitos fundamentais para o trabalho com literatura em grupo ou em sala de aula.
Módulo II
O segundo módulo do curso, a ser realizado nos meses de agosto e setembro, tem natureza essencialmente prática. Nele, os alunos apresentarão as Rodas de Leitura, sob a avaliação constante das orientadoras e dos próprios colegas, corrigindo rotas, apontando acertos, eventuais problemas e inadequações.
Módulo III
No último módulo do curso, nos meses outubro e novembro, os alunos farão apresentações públicas para a comunidade leitora, com a supervisão das orientadoras. As apresentações podem ser virtuais e/ou presenciais, em locais onde o IEL já desenvolve trabalhos de leitura.
Programa do curso:
-
O que é ler? O que chamamos de leitura literária realizada em grupo, seus pressupostos e significados;
-
Noções de gênero e de estilo / estratégias e conceitos;
-
O que ler, como ler, quando ler e com quem ler? Escolhas de textos e sua adequação / Fatores que devemos levar em conta quando vamos ler em grupo / As circunstâncias, as escolhas de autores e locais / Processos / Planejamento de uma Roda de Leitura / Elementos e fatores essenciais / Ler não é ouvir;
-
Processos intelectuais envolvidos no ato
da leitura; -
Autores e obras;
-
Tipos diferenciados de público e adequação do trabalho;
-
Avaliação final individual.
Orientadoras:
SUZANA VARGAS
Escritora, autora de poesia, literatura infantil e juvenil e ensaios. Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, especialista em leitura. Desenvolveu desde os anos 90 um método inédito de trabalho com Rodas de Leitura em diversos espaços culturais que é hoje adotado em programas de leitura pelo país e motivo de teses de mestrado e doutorado. Criou e coordena o Instituto Estação das Letras.
VANIA SALEK
Formada em Letras pela UFRJ. Dirigiu e coordenou a Creche Garatuja durante 30 anos. Atualmente participa do grupo de escrita coletiva Letra Falante, com foco na literatura para crianças.
Breve História da Leitura
De 07/08 a 02/10
Quartas-feiras – das 19h às 21h
Historiografia do livro e da leitura. A história cultural: aportes teóricos e metodológicos. Fontes impressas e orais. Contribuições de Roger Chartier, Robert Darnton e Michel de Certeau. Memórias de leitura.
PROGRAMA:
Aula 1 – História da leitura: entre práticas e representações da leitura - contribuições de Roger Chartier.
Aula 2 – Práticas de leitura na história: estudo de casos. Como aprendemos a ler? Quais os mediadores fundamentais? Mediação: na família, na escola, na vida em sociedade.
Aula 3 – História do livro e da leitura: em busca de vestígios estranhos ao tempo presente - contribuições de Robert Darnton.
Aula 4 – Modos e práticas de leitura na história: leitura intensiva, leitura extensiva; leitura silenciosa, leitura coletiva.
Aula 5 – História da leitura: estratégias e táticas - contribuições de Michel de Certeau.
Aula 6 – Memórias de leitura em escritas de si: a infância leitora de Graciliano Ramos e outras infâncias.
Aula 7 – Memorial: conceitos, tipos, estilos. Narrar histórias com ênfase em nossas histórias de leitura.
Aula 8 – Memoriais de leitura: participantes do curso compartilham suas histórias de leitura.
Orientadoras:
Em Breve
Breve História da Literatura Brasileira
De 09/10 a 04/12
Quartas-feiras – das 19h às 21h
Antônio Candido, em A literatura e a formação do homem (1), apresenta a função humanizadora da literatura e sua capacidade de confirmar a humanidade do homem. Para ele a literatura exprime o homem e atua sobre sua formação. Ele identifica três funções exercidas pela literatura. A primeira função é a psicológica ligada à capacidade e necessidade do homem de fantasiar. A segunda é a formadora que liga as fantasias expressas pela literatura ao real. E a terceira função diz respeito à identificação do leitor e de seu mundo representados na obra literária, é a função social.
Antônio Candido diz também que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio poderoso das obras que lemos e que atuam de maneira que não podemos imaginar.
Objetivo deste módulo, portanto, é exatamente refletir sobre os períodos literários de grande importância na construção de uma literatura nacional. Rever os contextos de sua criação e formação, ler/reler textos de autores brasileiros observando suas técnicas de escrita em consonância com seu tempo, certamente, contribuirá para o repertório cultural daqueles que se propõe a dar prosseguimento, através da escrita, à grande tarefa de construção cultural literária brasileira.
Programa do curso:
O curso será constituído por 8 aulas divididas nos seguintes módulos:
MÓDULO I - Uma literatura colonial
Uma visão da nova terra
Um certo Gregório de Matos
Da Arcádia às Cartas Chilenas
MÓDULO II - Em busca da identidade: do Romantismo ao Modernismo
Nascimento: Romantismo.
Construção: Realismo/Naturalismo, Parnasianismo.
Apropriação: Modernismo.
Orientadora:
MARLENE DE ARAUJO
Marlene de Araújo é uma educadora, seu instrumento é a literatura brasileira e as literaturas africanas e afro-brasileira a que, nos últimos anos, tem se dedicado.
É formada em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura Brasileira pela UFRJ, Curso de Especialização em Literatura-Realismo pela UERJ e diversos cursos em Cultura e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Trabalhou na rede municipal do RJ por 28 anos e, apesar de aposentada, continua a trabalhar na rede particular. Participou recentemente do projeto Autores e Livros: Encontros de Leitura no Complexo do Alemão como mediadora de leitura.
Acredita na literatura como viagens no tempo, no espaço e no Homem.
Cursos Eletivos
Março a Dezembro/2023
Investimento:
12 parcelas de R$ 362,00
(total R$ 4.340,00)
Prazos:
Inscrições: 25/01 a 07/03/24
Período da Formação: 01/04/24 a 28/02/25
Como se inscrever?
Efetuar o pagamento
Enviar o formulário de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail: iel@estacaodasletras.com.br
Bolsas de estudo
Serão destinadas duas bolsas de estudos integrais, patrocinadas pela Rede de Amigos do IEL, para professores e estudantes de Letras que comprovem não dispor dos recursos financeiros necessários ao pagamento da Formação Literária.
-
Prazo para solicitação da bolsa de estudo: De 01/02 a 14/03/24
-
Divulgação do resultado por e-mail: 29/03/2024
-
Para acessar o formulário de seleção das bolsas,
-
Enviar o formulário assinado para: iel@estacaodasletras.com.br
Certificado
Ao término do curso, o aluno / a aluna, que obtiver presença em 75% das aulas e aproveitamento atestado pelos professores, receberá um certificado de participação na Formação Literária para Mediadores de Leitura, do Instituto Estação das Letras, assinado pela Diretora Suzana Vargas.