UMA AÇÃO DO INSTITUTO ESTAÇÃO DAS LETRAS
Rodas de Leitura
no Complexo do Alemão
AS RODAS DE LEITURA
O que é o projeto
Rodas de Leitura é um projeto de mediação de leitura que o Instituto Estação das Letras vem desenvolvendo em parceria com a Associação Nagai, no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, desde 2020.
O projeto realiza encontros semanais com crianças e jovens, sempre com a participação de um mediador de leitura. Os livros – distribuídos gratuitamente a todos os inscritos – são lidos e trabalhados de forma lúdica durante os encontros e, ao final do ciclo, os alunos têm um encontro com o autor, num momento de coroação do trabalho, onde podem conversar sobre o livro lido e sobre a vida do escritor.
Ao longo de suas duas edições, o projeto ajudou a desenvolver o gosto pela leitura atendendo a quase 300 crianças e jovens, benefício que se estende às famílias e amigos desses alunos. Além disso, foram distribuídos 840 livros aos participantes.
HISTÓRICO DO PROJETO
Conheça nossa história
1993
Projeto pioneiro em que o texto, a leitura e o escritor são as estrelas do evento, o Rodas de Leitura estreou em 1993, no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro e percorreu as principais capitais brasileiras durante 13 anos. Tinha por objetivo promover a leitura através da criação de um espaço de trocas em torno de textos literários, mediados por professores e escritores. Autores nacionais e internacionais se revezavam nas leituras e o projeto foi sucesso de público e de crítica.
2020
Em 2020, o projeto passa a trabalhar, preferencialmente, junto a crianças e jovens da Rede Pública de ensino do Complexo do Alemão, em parceria com a ONG Associação Nagai e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com o advento da pandemia, o projeto passa a ser realizado no meio digital por videoconferências ao vivo, através da plataforma Zoom. Todos os alunos recebem um exemplar de cada livro trabalhado, além de um kit lanche.
2021
Com o sucesso da edição anterior, o projeto modifica seu formato passando a chamar-se Autores e Livros: encontros literários no Complexo do Alemão e consolida a parceria entre o Instituto Estação das Letras e a ONG Associação Nagai. De 15 de março a 05 de abril de 2021, dessa vez com o apoio da Lei Aldir Blanc, o projeto amplia sua abrangência e passa a oferecer 3 ciclos de leitura: um para o público infantil, outro para adolescentes e um terceiro para jovens-adultos, cada ciclo com a leitura de 4 livros e participação dos seus respectivos autores e mediadores. Dessa vez, foram mais de 150 alunos contemplados e 720 livros distribuídos. Nessa edição, o IEL também lançou uma campanha de doação que distribuiu 150 cestas básicas às famílias atendidas pelo projeto.
1/3 das escolas
localizadas em áreas de confronto
1 em 11 moradores
com mais de 15 anos é analfabeto
29% dos moradores
vivem abaixo da linha da pobreza
1 escola estadual
para cada 30 mil pessoas

ONDE ACONTECE
O Complexo do Alemão
As Rodas de Leitura acontecem on-line nas casas de cerca de 150 crianças e jovens atendidos pela Associação Nagai, no Complexo do Alemão.
NOSSOS PARCEIROS
A parceria com a Associação Nagai
A Associação Nagai é uma tradicional Academia de Judô, especializada em Artes Marcias, fundada em 1971, na cidade do Recife/PE pelo Sensei Tadao Nagai (9º Dan Judô), e em 2012 iniciou sua atuação no campo social no Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão. Com o objetivo de utilizar o Judô como uma ferramenta de desenvolvimento humano, integração social e de fomento à educação e à cultura a Associação Nagai estimula em seus alunos a disciplina e o compromisso com a sua própria formação, educacional e pessoal, para contribuir com o crescimento e benefício mútuo da sociedade, promovendo um processo educacional com resultados percebidos pelas famílias envolvidas.
A parceria entre a Nagai e o IEL começou em 2020, para realização do projeto que na época ainda se chamava Rodas de Leitura. Além do compromisso com a promoção de cultura e educação, a Nagai e o IEL compartilham também alguns valores, como a crença de que uma sociedade mais justa e igualitária começa pela união de esforços em prol de um bem comum e que o gosto pela leitura pode abrir muitos caminhos em direção ao potencial humano que existe em cada um de nós.
No projeto Autores e Livros a Associação Nagai se responsabiliza pela mobilização do público participante, realizando as inscrições dos alunos, colaborando na divulgação do projeto e realizando a distribuição dos livros aos inscritos. A Nagai também realiza o controle de presença dos alunos e disponibiliza um representante, responsável por acompanhar junto com a equipe de produção do IEL, cada um dos encontros online.



Edição 2020
De 22 de junho a 14 de setembro de 2020, o projeto Rodas de Leitura realizou encontros semanais com cerca de 120 crianças e jovens, através da plataforma Zoom. Os três autores dos livros selecionados participaram das rodas de leitura como convidados e especiais e, no último encontro, conversaram com os alunos sobre cada livro.
RODA DE LEITURA 1
PÚBLICO INFANTIL

Cabeça-de-vento
O livro traz a história de um menino que fica chateado quando sua mãe o chama de “cabeça-de-vento”. Para ele, o vento é gostoso demais para ser usado como xingamento. A partir daí, ele lembra uma série de coisas boas relacionadas ao vento, levando o leitor a passear pela sua imaginação.
MEDIADORAS
RODA DE LEITURA 2
PÚBLICO PRÉ-ADOLESCENTE
Meu vô Apolinário

O livro fala sobre parte da vida do autor, onde ele descreve a própria trajetória e a descoberta de suas raízes indígenas através dos ensinamentos de seu avô Apolinário, um velho índio, da tribo Munduruku, que contava histórias dos espíritos ancestrais, a quem chamava carinhosamente de “avós e guardiões”
MEDIADORAS
RODA DE LEITURA 3
PÚBLICO JOVEM
Olhos D’água

O livro trabalha o interesse na população afro-brasileira, abordando a pobreza e a violência urbana que a acometem. Os jovens irão de encontro a personagens que são evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a condição humana.
MEDIADORA
CONHEÇA OS CONVIDADOS
Os três autores convidados participaram das rodas de leitura e no último encontro, conversaram um pouco mais sobre cada livro com os alunos.

Bia Bedran
CABEÇA-DE-VENTO
A arte esteve na vida de Bia Bedran desde cedo, quando sua família criou o Quintal Teatro Infantil, em 1973. No grupo, ela fazia a criação musical dos espetáculos e foi aprendendo a ser atriz, cantora e contadora de histórias. Integrou também o grupo Bloco da Palhoça, no qual mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do folclore brasileiro. Ela acredita que seu ofício na literatura foi semeado pela experiência com teatro e música, e por seu gosto pela leitura.
Daniel Munduruku
MEU AVÔ APOLINÁRIO

Daniel nasceu em Belém, PA, filho do povo Indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças.
Conceição Evaristo
OLHOS D'ÁGUA
Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

VEJA OS VÍDEOS
DA EDIÇÃO 2020