Prática textual I
Poesia I
Prof. Nuno Rau
De 03/04 a 24/07
Quartas-feiras – das 19h30 às 21h30 - Carga horária: 32h
O curso pretende aproximar novos escritores ou, mesmo, professores, do universo da poesia, alternando teoria e prática na sua escrita. A teoria está relacionada à leitura de poetas clássicos e contemporâneos; a prática, à criação, a partir de estímulos diversos de poemas que serão lidos pelo grupo em roda crítica. Essa prática aguçará a sensibilidade do olhar e da escuta de todos, sempre com a orientação do professor. Os elementos constituintes do poema, tais como imagens, ritmos e metrificação, serão observados, bem como as transformações da poesia através dos tempos, desde a antiguidade clássica até o contemporâneo. O objetivo é exercitar com os alunos as primeiras noções de crítica ou autocrítica literária, para que possam, mais adiante, desenvolver-se autonomamente enquanto autores.
PROGRAMA:
- A poesia enquanto gênero literário;
- A linguagem poética e seus elementos;
- Poema ou prosa poética?;
- Liberdade e formas fixas;
- A poesia e suas transformações no tempo
e na literatura brasileira, dos clássicos aos
contemporâneos passando pela poesia
visual e a letra de música;
- A Poesia e outras formas artísticas.
Orientador:
Nuno Rau
Poeta, arquiteto, professor de história da arte, tem poemas em Cronópios, Germina, Sibila, Zunai, Diversos e Afins, RelevO, Mallarmargens, e nas antologias Desvio para o vermelho, do Centro Cultural São Paulo, Escriptonita, que co-organizou, e 29 de Abril: o verso da violência. Publicou o livro Mecânica Aplicada (2017), poemas, livro finalista no 3º Prêmio Rio de Literatura e no 60º Prêmio Jabuti. É co-editor da revista mallarmargens.com desde sua fundação.
BIBLIOGRAFIA:
-
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora
-
BILAC, Olavo; PASSOS, Guimaraens. Tratado de versificação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1905.
-
CAMPOS, Augusto. Verso reverso controverso. 2 ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1988.
-
CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Mallarmé. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1991
-
__________.; __________.; __________. Teoria da poesia concreta – textos e manifestos 1950-1960. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
-
CÍCERO, Antônio. Poesia e Filosofia. São Paulo: Companhia das Letras,
-
JAKOBSON. O que fazem os poetas com as palavras. Colóquio/Letras, n. 12.
-
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. Ed. Ática
-
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Ed. Nova Fronteira
-
PAZ, Octávio. Os filhos do barro. Tradução Olga Savary . Ed. Nova Fronteira
-
POUND, Erza. ABC da literatura. Tradução por Augusto de Campos de José Paulo Paes. 3. ed. São Paulo: Cultrix. 1976.
-
POUND, Ezra. O que é literatura? Tradução de Augusto de Campos. Ed. Cultrix
-
SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: Do século XVIII ao século XXI. Belo Horizonte.
Romance I
com Prof. Marcelo Maluf
De 04/04 a 25/07
Quintas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
Escrever um romance exige, entre outras coisas, disciplina, tempo, motivação e uma história para contar. Na oficina, investigaremos estratégias de composição de narrativas ficcionais longas, construção de personagens, enredo, narrador, tempo, espaço, descrição, diálogo e o labor da escrita no processo de criação. Será de fundamental importância a leitura atenta de outros autores, do mundo e de si mesmo para a compreensão de que há muitos caminhos na busca da própria voz narrativa. Os participantes também produzirão textos relacionados aos tópicos estudados, que serão lidos e comentados em aula ao longo do curso.
PROGRAMA:
O romance como gênero - A arte de contar histórias e o romance − A procura de uma boa história/ Motivação/Tema/Gênese de uma história − O que é e o que pode um romance? /O que cabe num romance? Personagens de ficção e o enredo – Como colocar um personagem em pé − Quem narra e como narra – A importância do começo. Quem é o Narrador? / A primeira e a terceira pessoa/ O ponto de vista/ Quem narra? /O tempo físico/linear/psicológico/ e o espaço: lugares imaginários – Construir um mundo − Labor: Escrever e Reescrever.
Orientador:
Marcelo Maluf
Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior do estado de São Paulo, em 1974. Formado pela Unesp em Arte-Educação e mestre em Artes pela mesma universidade. É professor de criação literária desde 2010. É romancista, contista e autor de livros infanto-juvenis. Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), foi finalista dos prêmios Jabuti (2016) e APCA (2015), e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). O seu segundo romance “Os últimos dias de Elias Ghandour”, sai no primeiro semestre de 2023, pela editora Faria e Silva. Assim como uma reedição do seu primeiro romance pela mesma editora.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
-
Aspectos do romance, E.M. Forster.
-
A arte do romance, Milan Kundera.
-
A arte da ficção, Henry James.
-
Confissões de um jovem romancista, Umberto Eco.
-
Devoção, Patti Smith.
-
Como funciona a ficção, James Wood.
-
Para ler como um escritor, Francine Prose.
-
Seis propostas para o próximo milênio, Italo Calvino.
-
O romancista ingênuo e o sentimental, Orhan Pamuk.
-
O Zen e a arte da escrita, Ray Bradbury.
OUTRAS LEITURAS SUGERIDAS:
-
Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.
-
O sol é para todos, Harper Lee.
-
O apanhador no campo de centeio, J.D. Salinger.
-
A vida está em outro lugar, Milan Kundera.
-
O visconde partido ao meio, Italo Calvino.
-
Peter Camenzind, Hermann Hesse.
-
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar.
-
A paixão segundo G.H., Clarice Lispector.
-
O Xará, Jhumpa Lahiri.
-
Cama de Gato, Kurt Vonnegut.
-
Encontro marcado, Fernando Sabino.
-
A morte de Ivan Ilitch, Tólstoi.
-
Margarida la Rocque – A ilha dos demônios, Dinah Silveira de Queiroz.
-
Filho eterno, Cristóvão Tezza.
-
Correio Noturno, Hoda Barakat.
Conto I
com Luís Roberto Amabile
De 02/04 a 23/07
Terças-feiras – das 19h30 às 21h30 - Carga horária: 32h
O curso realiza um percurso histórico da poética do gênero, assim como propostas de criação e discussão de textos dos participantes. Dessa maneira, busca-se alcançar a compreensão dos fundamentos da escrita de contos e o domínio no uso de elementos e
estratégias narrativas.
PROGRAMA:
1. Apresentação do programa e da turma. Primeiras discussões. O que é conto?
2. A unidade de efeito: Edgar Allan Poe.
3. Uma nova camada de vida: Tchekhov
4. Oficina.
5. O nocaute. Julio Cortázar. Lucia Berlin.
6. A epifania. Clarice Lispector. João Carrascoza.
7. Sobre icebergs e outras pedras ocultas.
8. Oficina.
9. Elucubrações oníricas. Samanta Schweblin e Natalia Borges Polesso.
10. Monstros interiores: Mariana Enriquez e Maria Fernanda Ampuero.
11. O conto a partir de outro conto. Lygia Fagundes Telles e Daniel Galera.
12. Oficina.
13. Rumo à novela: Jhumpa Lahin e Alice Munro.
14. O conto de não ficção e a escrevivência. Truman Capote e Conceição Evaristo.
15. Oficina.
16. Conversa com um escritor.
Orientador:
Luís Roberto Amabile
Luís Roberto Amabile é escritor e professor da Escola de Humanidades da PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, dos livros de contos O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos), O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS) e O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020, vencedor do Prêmio Minuano).
Bibliografia (os textos usados em aula serão disponibilizados pelo professor)
-
ABDALA JUNIOR, Benjamin e CAMPEDELLI, Samira Youssef. Clarice Lispector – Literatura comentada. São Paulo: Abril, 1981.
-
AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte e Letra, 2007.
-
AMPUERO, Maria Fernanda. Rinha de galos. Tradução de Silvia Massimini Felix. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
-
BERLIN, Lúcia. Manual da faxineira. Tradução de Sônia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
-
BITTENCOURT, Gilda Neves. Retratos do conto. Curitiba: Appris, 2019
-
CARRASCOZA, JOÃO. Aquela água toda. São Paulo. Cosac Naify, 2012.
-
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.
-
ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. Tradução de José Geraldo Couto. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
-
EVARISTO, Conceição. Olhos d’ Água. Rio de Janeiro: Pallas Biblioteca Nacional, 2016.
-
GALERA, Daniel. Dentes guardados. Porto Alegre: Livros do mal, 2001.
-
HEMINGWAY, Ernest. Death in the afternoon. Londres: Vintage, 2000.
-
HEMINGWAY, Ernest. Contos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997
-
LAHIN, Jhumpa. Intérprete de males. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
-
LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo. São Paulo: Rocco, 1998.
-
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. São Paulo: Rocco, 1998.
-
Mendes e Milton Amado. São Paulo: Globo, 1999.
-
MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva. 2009. PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio: de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
-
MUNRO, Alice. Felicidade demais. Trad. Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
-
MUNRO, Alice. Vida querida. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
-
PIGLIA, Ricardo. O Laboratório do Escritor. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994.
-
POE, Edgar Allan. A Filosofia da composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar
-
POLESSO, Natalia Borges. Recortes para álbum de fotografia sem gente. Caxias do Sul: Modelo de nuvem, 2013.
-
SCHWEBLIN, Samanta. Pássaros na boca. Tradução de Joca Reiners Terron. São Paulo: Benvirá, 2012.
-
TCHEKHOV, Anton. A dama do cachorrinho e outras histórias. Porto Alegre: L&PM: 2099.
-
TCHEKHOV, Anton. Carta para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.
-
TCHEKOV. Anton. Sem trama e sem final: 99 conselhos de escrita. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
-
TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Literatura para crianças e jovens I
com Leo Cunha
De 03/04 a 24/07
Quartas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
Literatura infantil: leitura e produção. A narrativa. A poesia. As relações texto e imagem. Leitura, análise e criação de obras literárias para crianças, em diversos formatos. A literatura infantil em sala de aula.
PROGRAMA:
1 - Introdução: Literatura infantil: um modo de olhar e de criar.
2 - A narrativa em literatura infantil: gêneros e formatos, ponto de vista, relação com o leitor
3 - A poesia em literatura infantil: reflexão, lirismo, jogo, sonoridade e visualidade
4 - Relações entre texto e imagem no livro de literatura infantil
5 - Leitura, análise e criação de obras literárias para crianças
AVALIAÇÃO:
Texto com análise sobre uma obra de literatura infantil ou criação de uma obra de literatura infantil
Orientador:
Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de 5 livros de crônica. Sua obra recebeu os prêmios Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, FNLIJ, entre outros. Traduziu cerca de 70 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como António Skarmeta, David McKee, Gabriela Mistral. Doutor em Artes/Cinema pela UFMG, professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação.
BIBLIOGRAFIA:
-
BARRETO, Cíntia e GOMES, Alexandre C. Literatura infantil e juvenil: aprendizagem e criação. Rio de Janeiro: Semente, 2021.
-
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
-
CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Positivo, 2013.
-
DEBUS, Eliane, SPENGLER, Maria Laura. SILVEIRA, Rosilene. Poemas para todos os anos: os livros premiados pela FNLIJ (1992-2019). Florianópolis, Editora UFSC, 2020.
-
FARIAS, Fabíola, LIMA, Érica e LOPES, Érica. As crianças e os livros : reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017.
-
FERES, Beatriz. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.
-
HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
-
JOSÉ, Elias. Literatura infantil: ler, contar e encantar crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.
-
OLIVEIRA, Ieda de (org). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005