Prática textual I
Escrita Criativa
com Valesca de Assis
De 13/03 e 03/07
Segundas-feiras – Das 16h30 às 18h30 - Carga horária: 32h
O Curso visa promover práticas de uma “arqueologia interior” com vistas à descoberta de potencialidades para a escrita criativa, ainda que sob camadas de sedimentos acumulados pela ação da família, escola, socialização e barreiras de toda ordem. Concomitantes a isso, análises das produções textuais – do aluno e de outros autores – proporcionarão contatos com as boas ferramentas e métodos da escrita: a verossimilhança, o diálogo, as vozes narrativas, os personagens, o espaço, o tempo, sempre na busca de uma voz literária própria.
O público-alvo e as particularidades do curso
Eis uma situação bastante comum: solicitam-nos um texto criativo, algo fora dos clichês, e nos sentimos totalmente bloqueados, embora nossa imaginação pareça fervilhar.
Acontece que expor ideias fora dos padrões é uma ousadia, uma espécie de desnudamento, e o desnudamento não é para quem aprendeu, desde jardim da infância, a pintar a maçã direitinho, nem um só tracinho fugindo ao contorno pré-estabelecido.
Não terá sido por razão muito diversa que uma paciente de psicanálise, citada por Alice Miller, descreveu assim os seus dias infantis (que continuavam iguais, na idade adulta): Eu vivia numa casa de vidro, onde minha mãe podia sempre olhar. Todavia, numa casa de vidro, você não pode ocultar nada sem ser percebido, a não ser que você esconda enterrando; e, aí, nem você pode ver o que escondeu.
A proposta de nossa Prática é criar pontes entre o que está aprisionado em alguém e a ação libertadora de escrever; é favorecer insights, é oportunizar a redescoberta do continente original que é cada um dos participantes.
Para tanto, faremos uso de técnicas e exercícios buscados em autores nacionais e estrangeiros - todos com sérias e largas trajetórias – e adaptados a cada situação concreta
No decorrer dos encontros, os envolvidos – cada um em seu tempo e grau – vislumbrarão o caminho que leva ao fascinante mundo da Literatura. E nele, seja como escritor, seja com um leitor mais qualificado, o resultado final será sempre positivo.
Exemplos
Como se sabe, o subtexto, o não-dito é um elemento básico da Literatura (maiúscula, assim mesmo!). Quando dizemos demais, subestimamos o leitor; quando dizemos de menos, acabamos por superestimá-lo. Além do mais, no âmbito psicológico é um elemento de adesão do leitor, pois ele entra na história com suas experiências e expectativas.
Certa vez, tive a ocasião de realizar pequeno curso com Marina Colasanti, grande escritora brasileira. Ela disse o que, para mim, na época, foi uma revelação: as piadas, as anedotas são as narrativas que mais subtexto apresentam. Por isso, só os inteligentes e bons leitores compreendem uma piada...
O que alcançar, através da articulação de módulos práticos e teóricos
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A descoberta de suas potencialidades criativas.
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Reconhecimento sua voz literária.
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A incorporação e aplicação das ferramentas e métodos da escrita.
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Criação de textos com determinados objetivos.
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Mostrar-se capaz de criar livremente, com voz própria.
Programa:
Bloco 1 – O público-alvo e as particularidades do curso. Exemplos e primeiros exercícios.
Bloco 2 – Experimentando a arqueologia interior: em busca da brasa que ainda queima/arde.
Bloco 3 – Libertando-se dos clichês / lugares-comuns. A verossimilhança.
Bloco 4 – Ousando mais: operando com o improvável, com o quase-impossível.
Bloco 5 – Quando o menos é mais. A difícil simplicidade. A leitura crítica.
Bloco 6 – O repouso do texto. O despertar: retomada, sempre, em busca da perfeição possível.
Bloco 7 – Descobrindo o narrador: é ele que conta por nós.
Bloco 8 – Construindo um personagem em 3D: o exemplo de Mario Vargas Llosa.
Bloco 9 - O diálogo: como e quando usá-lo.
Bloco 10 – Uma revisão: conseguimos encontrar nossa voz literária?
Orientadora:
Valesca de Assis
Graduada em Filosofia pela UFRGS e especialista em CIÊNCIAS DA EDUCACÃO pela mesma Universidade. Estreou na Literatura em 1990, com A valsa da medusa. A seguir, teve publicados A colheita dos dias, O livro das generosidades, Harmonia das esferas, Todos os meses, Diciodiário, Um dia de Gato, Vão pensar que estamos fugindo, A ponta do silêncio, Bichos e Coleções, Caderno de Histórias. Prêmios mais importantes: Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) 2000: revelação de autor, Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, 2000; Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores 2003/ Crônica; Troféu Palavra Viva/2010/ Sintrajufe-RS; Prêmio AGEs/ Livro do Ano: Infantil/2011; Prêmio Ages Livro do Ano 2017/ Narrativa longa. A colheita dos dias foi editada em Portugal, em 2014, pela Editora Abysmo, de PATRONA da 63ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, em 1917.
Bibliografia Básica
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BONIFÁS, Cécile et ONZE, Sébastien – Écrire sa vie. França: MANGO, 2008
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GOLDBERG, Nathalie – Escrevendo com a alma. São Paulo: Martins Fontes, 2008
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SENA-LINO, Pedro – A minha vida num livro. Portugal: Porto Editora, 2010
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VARGAS-LLOSA – Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006
Outras obras serão vistas, de acordo com os primeiros resultados.
As obras acima não precisam ser compradas.
Poesia I
com Profa. Suzana Vargas
De 13/03 a 03/07
Segundas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
Orientadora:
Ementa:
Em breve
Programa:
Em breve
Suzana Vargas
Escritora, autora de poesia, literatura infantil e juvenil e ensaios. Mestre em teoria Literária pela UFRJ, especialista em leitura. Desenvolveu desde os anos 90 um método inédito de trabalho com Rodas de Leitura em diversos espaços culturais que é hoje adotado em programas de leitura pelo país e motivo de teses de mestrado e doutorado. Criou e coordena o Instituto Estação das Letras.
Bibliografia Básica:
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Em breve
Romance I
com Prof. Marcelo Maluf
De 16/03 a 06/07
Quintas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
Escrever um romance exige, entre outras coisas, disciplina, tempo, motivação e uma história para contar. No presente curso, investigaremos estratégias de composição de narrativas ficcionais longas, o jogo entre invenção e memória na ficção, caminhos para encontrar a história a ser narrada. Será de fundamental importância a leitura atenta de outros autores, do mundo e de si mesmo para a compreensão de que há muitos caminhos na busca da própria voz narrativa. Para tanto, discorremos sobre trama/enredo, conflito, construção de personagens, o narrador, o tempo, o espaço, a linguagem, o estilo, a estrutura e o labor da escrita no processo de criação. Ao longo do curso os participantes irão desenvolver um projeto de romance, além de outras práticas de criação textual lidas e comentadas em aula.
Programa:
O romance como gênero - A arte de contar histórias e o romance − A procura de uma boa história/ Motivação/Tema/Gênese de uma história − O que é e o que pode um romance? /O que cabe num romance? Personagens de ficção e o enredo – Como colocar um personagem em pé − Quem narra e como narra – A importância do começo. Quem é o Narrador? / A primeira e a terceira pessoa/ O ponto de vista/ Quem narra? O ritmo, a fluência, a rapidez – O tempo e o espaço: lugares imaginários – Construir um mundo − Memória e Imaginação – Detalhes e Diálogos − Leitura do mundo/Leitura de si – Linguagem e Estilo: a busca da própria voz – Escrever e Reescrever − Processos de elaboração e projeto de um romance. O corpo do romance/ Divisão de capítulos/ Partes/ Blocos/ Epistolar/ Memorial/ Bloco único/Diário/Folhetim/Qual a pertinência da estrutura com o tema?
Orientador:
Marcelo Maluf
Nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, interior do estado de São Paulo, em 1974. Formado pela Unesp em Arte-Educação e mestre em Artes pela mesma universidade. É professor de criação literária desde 2010. É romancista, contista e autor de livros infanto-juvenis. Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Reformatório, 2015), foi finalista dos prêmios Jabuti (2016) e APCA (2015), e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). O seu segundo romance “Os últimos dias de Elias Ghandour”, sai no primeiro semestre de 2023, pela editora Faria e Silva. Assim como uma reedição do seu primeiro romance pela mesma editora.
Bibliografia básica indicada para leitura:
- Aspectos do romance, E.M. Forster.
- A arte do romance, Milan Kundera.
- A arte da ficção, Henry James.
- Confissões de um jovem romancista, Umberto Eco.
- Devoção, Patti Smith.
- Como funciona a ficção, James Wood.
- Para ler como um escritor, Francine Prose.
- Seis propostas para o próximo milênio, Italo Calvino.
- O romancista ingênuo e o sentimental, Orhan Pamuk.
- O Zen e a arte da escrita, Ray Bradbury.
Outras leituras sugeridas:
- Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.
- O sol é para todos, Harper Lee.
- O apanhador no campo de centeio, J.D. Salinger.
- A vida está em outro lugar, Milan Kundera.
- O visconde partido ao meio, Italo Calvino.
- Peter Camenzind, Hermann Hesse.
- Lavoura Arcaica, Raduan Nassar.
- A paixão segundo G.H., Clarice Lispector.
- O Xará, Jhumpa Lahiri.
- Cama de Gato, Kurt Vonnegut.
- Encontro marcado, Fernando Sabino.
- A morte de Ivan Ilitch, Tólstoi.
- Margarida la Rocque – A ilha dos demônios, Dinah Silveira de Queiroz.
- Filho eterno, Cristóvão Tezza.
- Correio Noturno, Hoda Barakat.
Conto I
com Luís Roberto Amabile
De 14/03 a 27/06
Terças-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
O curso realizará um percurso histórico da poética do gênero, assim como propostas de criação e discussão de textos dos participantes. Dessa maneira, busca-se alcançar a compreensão dos fundamentos da escrita de contos e o domínio no uso de elementos e estratégias narrativas.
Cronograma dos encontros
1. Apresentação do programa e da turma. Primeiras discussões. O que é conto?
2. A unidade de efeito: Edgar Allan Poe.
3. Uma nova camada de vida: Tchekhov
4. Oficina.
5. O nocaute. Julio Cortázar. Lucia Berlin.
6. A epifania. Clarice Lispector. João Carrascoza.
7. Sobre icebergs e outras pedras ocultas.
8. Oficina.
9. Elucubrações oníricas. Samanta Schweblin e Natalia Borges Polesso.
10. Monstros interiores: Mariana Enriquez e Maria Fernanda Ampuero.
11. O conto a partir de outro conto. Lygia Fagundes Telles e Daniel Galera.
12. Oficina.
13. Rumo à novela: Jhumpa Lahin e Alice Munro.
14. O conto de não ficção e a escrevivência. Truman Capote e Conceição Evaristo.
15. Oficina.
16. Conversa com um escritor.
Orientador:
Luís Roberto Amabile
Em breve
Bibliografia (os textos usados em aula serão disponibilizados pelo professor)
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ABDALA JUNIOR, Benjamin e CAMPEDELLI, Samira Youssef. Clarice Lispector – Literatura comentada. São Paulo: Abril, 1981.
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AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte e Letra, 2007.
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AMPUERO, Maria Fernanda. Rinha de galos. Tradução de Silvia Massimini Felix. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
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BERLIN, Lúcia. Manual da faxineira. Tradução de Sônia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
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BITTENCOURT, Gilda Neves. Retratos do conto. Curitiba: Appris, 2019
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CARRASCOZA, JOÃO. Aquela água toda. São Paulo. Cosac Naify, 2012.
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CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.
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ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. Tradução de José Geraldo Couto. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
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EVARISTO, Conceição. Olhos d’ Água. Rio de Janeiro: Pallas Biblioteca Nacional, 2016.
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GALERA, Daniel. Dentes guardados. Porto Alegre: Livros do mal, 2001.
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HEMINGWAY, Ernest. Death in the afternoon. Londres: Vintage, 2000.
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HEMINGWAY, Ernest. Contos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997
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LAHIN, Jhumpa. Intérprete de males. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
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LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo. São Paulo: Rocco, 1998.
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LISPECTOR, Clarice. Laços de família. São Paulo: Rocco, 1998.
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Mendes e Milton Amado. São Paulo: Globo, 1999.
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MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva. 2009. PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Rio: de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
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MUNRO, Alice. Felicidade demais. Trad. Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
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MUNRO, Alice. Vida querida. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
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PIGLIA, Ricardo. O Laboratório do Escritor. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994.
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POE, Edgar Allan. A Filosofia da composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar
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POLESSO, Natalia Borges. Recortes para álbum de fotografia sem gente. Caxias do Sul: Modelo de nuvem, 2013.
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SCHWEBLIN, Samanta. Pássaros na boca. Tradução de Joca Reiners Terron. São Paulo: Benvirá, 2012.
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TCHEKHOV, Anton. A dama do cachorrinho e outras histórias. Porto Alegre: L&PM: 2099.
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TCHEKHOV, Anton. Carta para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.
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TCHEKOV. Anton. Sem trama e sem final: 99 conselhos de escrita. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
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TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Crônica I
Luís Henrique Pellanda
Em breve
Em breve - Carga horária: 32h
Na oficina serão examinadas as origens do gênero no Brasil e as prováveis causas de sua popularização entre os leitores de nosso país. Estudaremos os maiores autores do gênero, desde meados do século 19, assim como os principais desdobramentos e características de seu trabalho. A prática da crônica também terá o seu espaço. Depois da leitura e da discussão conjunta de uma série de cronistas, clássicos ou contemporâneos, os alunos, na segunda metade do curso, escreverão suas próprias crônicas. Esses textos serão lidos e debatidos por todos os participantes da oficina, sempre com o objetivo de aprimorar não apenas a escrita de todos, mas as habilidades de observação e abstração de cada um.
Programa:
Em breve.
Orientador:
Luís Henrique Pellanda
Nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor dos livros O macaco ornamental (contos, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, 2011, finalista do Prêmio Jabuti), Asa de sereia (crônicas, 2013, finalista do Prêmio Portugal Telecom), Detetive à deriva (crônicas, 2016), A fada sem cabeça (contos, 2018), Calma, estamos perdidos (crônicas, 2019) e Na barriga do lobo (crônicas, 2021). Organizou os dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (2010/2012). É cronista do jornal Plural.
Bibliografia Básica
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Em breve
Literatura para crianças e jovens I
com Marcia Cristina Silva
De 13/03 a 03/07
Segundas-feiras – das 19h às 21h - Carga horária: 32h
Este curso tem por objetivo apresentar a literatura infantojuvenil através da prática de exercícios de textos e reflexões sobre o tema e a linguagem. Desde a pergunta inicial: “existe uma literatura específica para crianças e jovens?” pretende-se trabalhar algumas características próprias do gênero entrelaçando o estudo dos textos junto com as imagens. Em cada aula será pedido que o aluno apresente um pequeno texto escrito em casa.
Programa:
Mês 1: O que é literatura infantojuvenil? De Lobato até a literatura contemporânea. Discussão sobre juízo de valor e a didatização da linguagem nos livros para a infância.
Mês 2: O lúdico e o lírico na literatura infantojuvenil. O brincar como parte da linguagem.Vamos analisar como se perfaz o jogo poético no texto e na sua relação com as ilustrações.
Mês 3: Como criar um personagem? E como os personagens se relacionam entre si na construção da narrativa? Estudo da estrutura das histórias.
Mês 4: Laboratório em grupo- discussão dos textos apresentados e revisados após as discussões durante o curso. Apresentação de um projeto para futuro desenvolvimento.
Orientadora:
Marcia Cristina Silva
Doutora em literatura brasileira pela UFRJ com a tese Retratos da infância na poesia brasileira publicada pela editora Unicamp em 2017. Autora dos livros infantis: O colecionador de segredos (Editora Brinque-book, 2004), Violeta (Editora DCL, 2006), Olhos de violino (Editora FTD, 2008), O lugar do meu amigo ( Escarlate- Brinquebook, 2021). Vencedora do Prêmio CEPE 2021 na categoria infantil. Pós- doutorado na PUC do Rio de Janeiro sobre a poética dos livros para a infância concluído em 2021.
Bibliografia Básica
1. AGAMBEN, Giorgio. Infância e história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
2. BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Paneta, 2003.
3. CARRIÓN, Ulises. El arte nuevo de hacer libros. In: El arte de los libros de artista. Madri/ Nova York: Turner/ Distributed Art Publishers, 2003.
4. CARROL, Lewis. KUSAMA Yayoi. Aventuras de Alice no país das maravilhas Rio de Janeiro : Ed. Globo 2014.
5. COHEN, Thiago, TANTO- criações compartilhadas & MACHADO, Neto. Pequena coleção de insignificâncias. Bahia: Conexões criativas, 2019
6. DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil- o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013.
7. FREITAS, Tino e MORICONI, Renato. Os invisíveis. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2013
8. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2004.
9. HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
10. JEFFERS, Oliver. O coração e a garrafa. São Paulo: Salamandra 2010.
11. LIAO, Jimmy. Uma noite muito, muito estrelada. São Paulo: Edições SM, 2016.
12. LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Cia da letrinhas, 2019.
13. KOMAGATA, Katsumi. Little tree/ Petit arbre . França: Coédition One Stroke, 2009.
14. LEE, Suzy. Espelho. São Paulo: Cosac Naify 2003.
15. ____. A trilogia da margem. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
16. LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
17. MORAES, Odilon, HANNING, Rona e PARAGUASSU Maurício. Traço e Prosa. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
18. NEVES, André. Obrigado. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.45.
20. NODELMAN, Perry. Words about pictures: The Narrative Art of Children's Picture Books. Georgia: University of Georgia Press, 1990.
21. PAES, José Paulo. Poemas para brincar. 2ª- ed. São Paulo: Ática, 1991.
23. RAMPAZO Alexandre. Pinóquio- o livro das pequenas verdades São Paulo: Boitatá-2019.
24. RODARI, Giani. A gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.